Brasil

Governo orça carro blindado de R$ 180 mil para Guedes andar no Rio

Ministério afirma que ainda não existe processo formal para a troca do carro; há ainda a possibilidade de reblindagem

Ministro da Economia, Paulo Guedes, participa de evento no Palácio do Planalto (Adriano Machado/Reuters)

Ministro da Economia, Paulo Guedes, participa de evento no Palácio do Planalto (Adriano Machado/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 6 de julho de 2020 às 20h03.

Última atualização em 7 de julho de 2020 às 02h04.

A Superintendência Regional de Administração do Ministério da Economia no Rio de Janeiro pediu orientação interna para a compra de um veículo Toyota Corolla blindado modelo XEi 2020/2021, orçado no valor de 179.900 reais, para os deslocamentos do ministro Paulo Guedes "durante suas estadas semanais" na capital fluminense.

A solicitação foi feita à Secretaria de Gestão do ministério em documento do final de junho, visto pela Reuters.

O documento, que foi encaminhado à Secretaria de Gestão da pasta para avaliação, informa que o único veículo com blindagem disponível na superintendência já não possui mais a proteção necessária por ação do tempo, o que colocaria a segurança do ministro em risco.

Antes da pandemia de coronavírus, Guedes rotineiramente voava de Brasília ao Rio de Janeiro nas tardes de quinta-feira, retornando à capital federal no início das segundas. Com isso, sua agenda de trabalho na sexta-feira era cumprida com regularidade no Rio.

No fim de março, contudo, o presidente Jair Bolsonaro informou que Guedes passaria a morar na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência.

O próprio Guedes admitiu em falas públicas que estava com dificuldades para seguir no hotel onde vinha se hospedando até então em Brasília devido às restrições que começaram a surgir por conta do surto de covid-19.

Questionado se o processo indicava que o ministro retomaria as viagens semanais ao Rio de Janeiro, o Ministério da Economia não respondeu. Uma fonte da pasta afirmou, em condição de anonimato, que não há previsão para o ministro retomar a rotina anterior.

Já quanto à compra do carro, o ministério disse que, no momento, não existe processo formal instruído para a troca do veículo oficial no Rio de Janeiro. Segundo a pasta, a consulta da superintendência foi sobre a possibilidade de aquisição de um novo veículo, considerando o estado atual do carro.

"O ministério está estudando a melhor forma de atender à demanda [compra ou reblindagem] e ainda não autorizou a realização de nenhum procedimento", acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:Governo BolsonaroMinistério da EconomiaPaulo Guedes

Mais de Brasil

Ensino no Brasil não prepara crianças para mundo do trabalho com IA, diz executivo do B20

Como emitir nova Carteira de Identidade no Amazonas: passo a passo para agendar online

Horário de verão vai voltar? Entenda a recomendação de comitê do governo e os próximos passos

PF investiga incêndios criminosos no Pantanal em área da União alvo de grilagem usada para pecuária