Brasil

Governo oferta 250.279 vagas para Fies no 1º semestre

O ministro da Educação disse que o Fies terá 250.279 vagas para o 1º semestre de 2016, número praticamente em linha com o ofertado no mesmo período de 2015


	Ministro da Educação, Aloizio Mercadante: na primeira metade de 2015, o Fies reservou cerca de 252 mil vagas
 (José Cruz/ABr)

Ministro da Educação, Aloizio Mercadante: na primeira metade de 2015, o Fies reservou cerca de 252 mil vagas (José Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2016 às 19h33.

Brasília - O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta terça-feira que o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terá 250.279 vagas para o primeiro semestre de 2016, número praticamente em linha com o ofertado no mesmo período do ano passado.

Na primeira metade de 2015, o Fies reservou cerca de 252 mil vagas. A expectativa do mercado é que 2016 como um todo, o programa de financiamento tenha oferta semelhante a do ano passado, cerca de 300 mil vagas.

A segunda edição do Fies neste ano está prevista, mas Mercadante não informou o número de vagas que serão oferecidas para o segundo semestre.

"O MEC tem assegurado os recursos correspondentes do primeiro semestre a essas bolsas. O segundo semestre vamos discutir lá para o segundo semestre. O orçamento para essas bolsas está assegurado, evidentemente, por isso que nós estamos ofertando", disse Mercadante a jornalistas nesta terça-feira.

As inscrições do primeiro semestre de 2016, previstas para iniciarem nesta terça-feira, foram abertas somente após às 17h. Mercadante afirmou que o prazo final está inicialmente mantido para o dia 29, próxima sexta-feira.

"Vamos ver como evolui. Isso (atraso para abertura das inscrições) não será problema, os estudantes são rápidos. Estamos monitorando a evolução, mas a princípio está mantido o calendário", disse Mercadante. Para esta edição, foram destinadas 34.557 vagas para engenharias e 47.155 vagas para formação de professores, além de 76.092 vagas paga cursos da área de saúde. Com as novas regras anunciadas em 2015, estas áreas passaram a ser consideradas prioritárias para o Fies e nesta edição do financiamento responderam por 63 por cento do total, segundo o MEC.

Os demais cursos totalizaram 92.515 vagas. As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste também passaram a ter preferência a partir do ano passando, ficando com 47 por cento do total de vagas destinadas ao Fies nesta edição.

A região Sudeste ficou com uma fatia de 41 por cento, e a região Sul, de 12 por cento. Por Estado, São Paulo foi o que obteve maior número, totalizando 49.274 vagas. O menor foi Roraima, com 900.

O resultado das inscrições será conhecido em 1º de fevereiro.

Texto atualizado às 20h33

Acompanhe tudo sobre:Aloizio MercadanteFiesMEC – Ministério da EducaçãoPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

STF pode rediscutir compensação da desoneração da folha, diz Haddad

Lula confirma Pedro Lucas como novo ministro das Comunicações após indicação do União Brasil

Revisão da vida toda do INSS: aposentados que receberam a mais não precisarão devolver valores

Haddad: Fazenda ainda não estuda ampliação de isenção de conta de luz