Brasil

Governo Lula pode retomar processo de extradição de Allan dos Santos

O blogueiro, criador do canal "Terça Livre", está foragido no país americano

Allan dos Santos: Dino procurou a Interpol e os Estados Unidos para cumprir o mandado de prisão preventiva (Andressa Anholete / Correspondente/Getty Images)

Allan dos Santos: Dino procurou a Interpol e os Estados Unidos para cumprir o mandado de prisão preventiva (Andressa Anholete / Correspondente/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 6 de janeiro de 2023 às 19h59.

Última atualização em 6 de janeiro de 2023 às 20h07.

Chefiado por Flávio Dino, o Ministério da Justiça quer acelerar o processo de extradição do blogueiro Allan dos Santos, apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A pasta procurou a Interpol e os Estados Unidos para cumprir o mandado de prisão preventiva que pesa contra ele, expedido em 2021.

O blogueiro, criador do canal "Terça Livre", está foragido no país americano.

Ao Estadão, a pasta declarou que a lei é "para todos" e que acionará "mecanismos de cooperação internacional para que as ordens do Supremo Tribunal Federal sejam cumpridas, independentemente do destinatário". O ministério afirmou que não comenta casos concretos.

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo toda manhã no seu e-mail. Cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

O mandado de prisão preventiva contra Allan dos Santos partiu do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, a pedido da Polícia Federal.

O blogueiro é investigado no inquérito que apura a disseminação de notícias falsas na internet e a existência de milícias digitais que organizam ataques às instituições democráticas, aos poderes de Estado e aos ministros da Corte.

Em novembro do ano passado, o Supremo ordenou ao Ministério das Relações Exteriores o cancelamento do passaporte de Allan dos Santos.

Já houve, também, pedido para que o nome do investigado seja incluído na lista de Difusão Vermelha da Interpol, que contém procurados internacionais, mas a solicitação ainda não foi atendida.

LEIA TAMBÉM:

Ações de commodities disparam 5% com nova alta do minério de ferro

Festa do travesseiro e da panela de pressão: Magalu vende 20% mais na sexta promocional de 2023

Acompanhe tudo sobre:Flávio DinoGoverno Lula

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas