Brasil

Governo Lula é desaprovado por 69% e aprovado por 29% em SP, diz pesquisa Genial/Quaest

O levantamento mostra que 55% dos paulistas classificam o trabalho de Lula como negativo, enquanto 16% avaliam como positivo e 27% como regular

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 26 de fevereiro de 2025 às 08h40.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta alta desaprovação no estado de São Paulo, maior colégio eleitoral do país, segundo pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira, 26.

No estado, 69% dos entrevistados desaprovam a gestão do petista, enquanto 29% aprovam. [/grifar] A avaliação negativa do governo também se reflete no índice de percepção geral: 55% dos paulistas classificam o trabalho de Lula como negativo, enquanto 16% avaliam como positivo e 27% como regular.

A pesquisa também indicou um pessimismo em relação à economia. Para 62% dos paulistas, a economia do Brasil piorou nos últimos 12 meses, enquanto apenas 9% acreditam que houve melhora. Além disso, 95% dos entrevistados afirmaram que os preços dos alimentos subiram no último mês.

A maioria dos paulistas também avalia que o Brasil está indo na direção errada, 67% dos entrevistados. Para 85%, o governo Lula deve fazer um governo diferente nos próximos dois anos do que realizou nos primeiros anos de gestão.

O estado é governado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) e um dos nomes apontados para enfrentar Lula em 2026.

Violência lidera preocupações no estado

Quando questionados sobre os principais problemas enfrentados no estado, os paulistas destacaram violência (34%) como a maior preocupação, seguida por saúde (19%) e enchentes (12%).

A percepção sobre a atenção do governo federal ao estado também é negativa. 53% dos paulistas acreditam que Lula dá pouca atenção ao estado, enquanto 25% avaliam que não há nenhuma atenção.

Pesquisa e metodologia

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 23 de fevereiro, com 1.644 entrevistados em São Paulo. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.

Acompanhe tudo sobre:Governo LulaLuiz Inácio Lula da SilvaEstado de São Paulo

Mais de Brasil

INSS recebe 1,84 milhão de pedidos de devolução de descontos em uma semana

Marina Silva diz ter 'total discordância' com propostas que flexibilizam regras ambientais

Senador petista diz que 'não cogita' retirar apoio à CPI do INSS: 'Consciência muito tranquila'

Alcolumbre confirma sessão do Congresso e leitura de requerimento para instalação da CPI do INSS