Repórter de Brasil e Economia
Publicado em 26 de fevereiro de 2025 às 08h40.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta alta desaprovação no estado de São Paulo, maior colégio eleitoral do país, segundo pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira, 26.
No estado, 69% dos entrevistados desaprovam a gestão do petista, enquanto 29% aprovam. [/grifar] A avaliação negativa do governo também se reflete no índice de percepção geral: 55% dos paulistas classificam o trabalho de Lula como negativo, enquanto 16% avaliam como positivo e 27% como regular.
A pesquisa também indicou um pessimismo em relação à economia. Para 62% dos paulistas, a economia do Brasil piorou nos últimos 12 meses, enquanto apenas 9% acreditam que houve melhora. Além disso, 95% dos entrevistados afirmaram que os preços dos alimentos subiram no último mês.
A maioria dos paulistas também avalia que o Brasil está indo na direção errada, 67% dos entrevistados. Para 85%, o governo Lula deve fazer um governo diferente nos próximos dois anos do que realizou nos primeiros anos de gestão.
O estado é governado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) e um dos nomes apontados para enfrentar Lula em 2026.
Quando questionados sobre os principais problemas enfrentados no estado, os paulistas destacaram violência (34%) como a maior preocupação, seguida por saúde (19%) e enchentes (12%).
A percepção sobre a atenção do governo federal ao estado também é negativa. 53% dos paulistas acreditam que Lula dá pouca atenção ao estado, enquanto 25% avaliam que não há nenhuma atenção.
A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 23 de fevereiro, com 1.644 entrevistados em São Paulo. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.