Brasil

Governo Lula é desaprovado por 63% e aprovado por 35% em MG, diz pesquisa Genial/Quaest

Saúde é a maior preocupação dos mineiros, seguida por violência e educação

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 26 de fevereiro de 2025 às 08h52.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 63% de desaprovação em Minas Gerais, segundo a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira, 26. O percentual de aprovação no estado é de 35%.

Na avaliação do governo, 51% dos mineiros avaliam o governo como negativo. Outros 22% consideram a gestão positiva e 25% dizem que é regular.

A economia é um dos principais fatores que impactam a percepção dos mineiros. Para 59% dos entrevistados, a economia do Brasil piorou nos últimos 12 meses, contra apenas 13% que dizem ter melhorado. Já os preços dos alimentos seguem uma tendência negativa, com 94% afirmando que subiram no último mês.

A maioria dos mineiros também avalia que o Brasil está indo na direção errada, 66% dos entrevistados. Para 83%, o governo Lula deve fazer um governo diferente nos próximos dois anos do que realizou nos primeiros anos de gestão.

O estado é governado por Romeu Zema (Novo), um dos gestores estaduais que faz maior oposição a gestão petista e aventado com candidato à presidência em 2026.

Saúde e segurança preocupam os mineiros

Os entrevistados apontaram saúde (29%) como o maior problema do estado, seguido por violência (15%) e educação (11%).

A atenção do governo federal a Minas Gerais também foi questionada. 56% dos entrevistados consideram que Lula dá pouca atenção ao estado, enquanto 23% dizem que não há nenhuma atenção.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 23 de fevereiro, com 1.482 entrevistados em Minas Gerais. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaGoverno LulaPesquisas eleitorais

Mais de Brasil

Presidente da Caixa deve defender bet do banco em reunião com Lula

Polícia Federal pode suspender emissão de passaportes por falta de verba

Deputados protocolam PEC da Reforma Administrativa