Brasil

Governo Lula é desaprovado por 63% e aprovado por 35% em MG, diz pesquisa Genial/Quaest

Saúde é a maior preocupação dos mineiros, seguida por violência e educação

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 26 de fevereiro de 2025 às 08h52.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 63% de desaprovação em Minas Gerais, segundo a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira, 26. O percentual de aprovação no estado é de 35%.

Na avaliação do governo, 51% dos mineiros avaliam o governo como negativo. Outros 22% consideram a gestão positiva e 25% dizem que é regular.

A economia é um dos principais fatores que impactam a percepção dos mineiros. Para 59% dos entrevistados, a economia do Brasil piorou nos últimos 12 meses, contra apenas 13% que dizem ter melhorado. Já os preços dos alimentos seguem uma tendência negativa, com 94% afirmando que subiram no último mês.

A maioria dos mineiros também avalia que o Brasil está indo na direção errada, 66% dos entrevistados. Para 83%, o governo Lula deve fazer um governo diferente nos próximos dois anos do que realizou nos primeiros anos de gestão.

O estado é governado por Romeu Zema (Novo), um dos gestores estaduais que faz maior oposição a gestão petista e aventado com candidato à presidência em 2026.

Saúde e segurança preocupam os mineiros

Os entrevistados apontaram saúde (29%) como o maior problema do estado, seguido por violência (15%) e educação (11%).

A atenção do governo federal a Minas Gerais também foi questionada. 56% dos entrevistados consideram que Lula dá pouca atenção ao estado, enquanto 23% dizem que não há nenhuma atenção.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 23 de fevereiro, com 1.482 entrevistados em Minas Gerais. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaGoverno LulaPesquisas eleitorais

Mais de Brasil

Anvisa suspende interdição de venda de creme dental da Colgate

Teto para reajuste de medicamentos será divulgado nesta segunda; preço pode subir até 5%

Lula, Bolsonaro, Alckmin, Tarcísio: o que dizem as pesquisas sobre o cenário eleitoral de 2026

Censo da Fiocruz aponta indústrias de IFA no mesmo patamar de 2013, mas com potencial de expansão