Brasil

Governo Lula: avaliação negativa supera positiva pela 1ª vez em atual mandato, diz Ipec-Ipsos

Pesquisa mostra queda na confiança e aprovação do governo Lula, com aumento nas avaliações negativas e na desaprovação da gestão

Lula: avaliação negativa supera positiva, segundo pesquisa (Ricardo Stuckert / PR/Flickr)

Lula: avaliação negativa supera positiva, segundo pesquisa (Ricardo Stuckert / PR/Flickr)

Publicado em 14 de março de 2025 às 07h13.

Última atualização em 14 de março de 2025 às 07h14.

Tudo sobreLuiz Inácio Lula da Silva
Saiba mais

A avaliação negativa do governo Luiz Inácio Lula da Silva superou a positiva pela primeira vez no terceiro mandato do presidente.

Segundo a pesquisa Ipsos-Ipec divulgada nesta quinta-feira, 13, a proporção de respostas negativas, que incluem as avaliações "ruim" e "péssima", subiu para 41%, um aumento de 7 pontos percentuais em relação a dezembro, quando esse índice estava em 34%. Em contrapartida, a quantidade de pessoas que consideram o governo "ótimo" ou "bom" caiu para 27%, ante 34% no mês passado.

A confiança no presidente também diminuiu. De acordo com a pesquisa, 40% dos brasileiros afirmam confiar em Lula, uma queda de 5 pontos em relação aos 45% registrados em dezembro. Já os que afirmam não confiar subiram para 58%, contra 52% no último levantamento.

A pesquisa, que tem uma margem de erro de 2 pontos percentuais, revelou que a avaliação "regular" manteve-se estável, com 30% dos entrevistados escolhendo essa opção, sem variação significativa desde o último levantamento.

A aprovação da forma como o presidente administra o país também caiu. Enquanto 40% dos entrevistados expressaram aprovação em relação à sua gestão, uma queda em comparação aos 47% de dezembro, o índice de desaprovação aumentou para 55%, superando os 46% registrados no último trimestre.

Os resultados refletem uma série de fatores que têm impactado a imagem do presidente nos últimos dias. Um dos principais foi a repercussão negativa sobre os rumores, posteriormente desmentidos pelo governo, de uma possível taxação sobre transações realizadas via Pix. O aumento nos preços dos alimentos tem gerado dificuldades para o governo, que tem buscado implementar medidas para aliviar a pressão da inflação sobre os brasileiros.

A pesquisa foi realizada entre 7 e 11 de março e ouviu 2.000 pessoas com 16 anos ou mais.

Acompanhe tudo sobre:Governo LulaLuiz Inácio Lula da SilvaPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Prejuízos em cidade destruída por tornado no PR passam de R$ 114 milhões

Moraes suspende inquérito sobre remoção de corpos após megaoperação no Rio

PF diz que sofrerá restrições 'significativas' com relatório de Derrite do PL antifacção

Governo do PR coloca presos para reconstruir escolas atingidas por tornado