Brasil

Governo libera R$ 11 mi para ações de defesa civil no RS

Dados da Defesa Civil do Rio Grande do Sul apontam que cerca de 3 mil pessoas continuam desabrigadas ou desalojadas por causa das chuvas que atingem o estado


	Chuvas: pelo menos 168 municípios foram afetados pelas enchentes
 (Agência Brasil)

Chuvas: pelo menos 168 municípios foram afetados pelas enchentes (Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de julho de 2014 às 16h22.

Brasília - O governo federal autorizou nesta terça-feira, 22, o repasse de R$ 11,104 milhões para ações de defesa civil ao Rio Grande do Sul. O estado vem sendo atingido por fortes chuvas, afetando a população de diversos municípios gaúchos.

Dados da Defesa Civil do Rio Grande do Sul apontam que cerca de 3 mil pessoas continuam desabrigadas ou desalojadas por causa das chuvas que atingem o estado desde o final de junho. Desse total, 558 estão em abrigos municipais e 2.392, na casa de parentes e vizinhos.

Pelo menos 168 municípios foram afetados pelas enchentes. A presidente Dilma Rousseff, inclusive, sobrevoou no último sábado, 19, a cidade de Uruguaiana, na fronteira com a Argentina, fortemente afetada pelas chuvas.

Os recursos financeiros liberados hoje serão empenhados a título de "transferência obrigatória", explica portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil publicada hoje no Diário Oficial da União. Essa secretaria pertence ao Ministério da Integração Nacional.

Em outra portaria publicada hoje, o governo federal reconheceu situação de emergência em 13 municípios brasileiros: Anori, Beruri e Boa Vista do Ramos, no Amazonas, por inundações; Malhada e Sítio do Mato, na Bahia, por estiagem; Paço do Lumiar, no Maranhão, por alagamentos; Almenara, Aricanduva, Brasília de Minas, Mato Verde, Montezuma, Pedra Azul e São João das Missões, em Minas Gerais, por estiagem.

Conforme o Ministério da Integração Nacional, situação de emergência é uma situação anormal, decretada em razão de desastre que, embora não excedendo a capacidade inicial de resposta do município ou do estado atingido, requer auxílio complementar do Estado ou da União para as ações de socorro e de recuperação.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasDesastres naturaisEnchentesRio Grande do Sul

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP