Brasil

Governo levará trilhos da Ferronorte a Cuiabá

O terminal, que auxiliará na movimentação de 2,5 milhões de toneladas de carga por ano

Obras do PAC: Grupo 1 do programa contempla cidades em regiões metropolitanas (Oscar Cabral/VEJA)

Obras do PAC: Grupo 1 do programa contempla cidades em regiões metropolitanas (Oscar Cabral/VEJA)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2012 às 19h25.

Cuiabá - A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Míriam Belchior, afirmou na noite desta quarta-feira (17), em comício em Cuiabá, que serão liberados R$ 15 milhões para fazer os trilhos da Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte) chegarem à capital do Mato Grosso. O terminal, que auxiliará na movimentação de 2,5 milhões de toneladas de carga por ano, é composto por área de classificação de grãos; descarga de caminhões; armazenagem (silos); tulha (carga dos vagões), e edificações de apoio (guaritas, escritórios, balanças, posto de combustível). Míriam participou de um comício do candidato a prefeito Lúdio Cabral (PT).

Iniciada em maio de 2011, a ferrovia deverá ligar Porto Velho (RO) e Santarém (PA), passando pela capital mato-grossense, fazendo interligação em Santa Fé do Sul (SP) e chegando ao Porto de Santos (SP). A América Latina Logística (ALL) é a concessionária que responde pela Ferronorte.

De acordo com Míriam, nesta sexta-feira (19), a presidente Dilma Roussef assinará um termo de compromisso com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para a elaboração dos estudos iniciais de execução da obra. A primeira etapa, com 166 quilômetros, está pronta e mais 80 quilômetros deverão ser concluídos até o fim do ano, alcançando Rondonópolis (MT). O complexo intermodal de Rondonópolis terá a capacidade de carregamento de dez mil toneladas em seis horas.

Em 2014, segundo os planos da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, deve começar a execução rumo a Cuiabá. "Não temos dúvida da viabilidade desta obra", afirmou. Míriam classificou como "redenção necessária" o avanço dos trilhos até Cuiabá para que o setor produtivo possa inserir esta região num novo ciclo de crescimento.

Em Mato Grosso, Itiquira foi a terceira cidade a contar com um terminal da Ferronorte. O primeiro trecho da ferrovia, entre Aparecida do Taboado (MS) e Alto Taquari (MT), foi concluído em 1999. Anos mais tarde, foi entregue mais um terminal, o de Alto Araguaia. O projeto foi 90% financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Acompanhe tudo sobre:FerroviasMato GrossoSetor de transporteTransportestransportes-no-brasil

Mais de Brasil

Lula, Bolsonaro, Tarcísio, Zema, Marçal e Caiado: AtlasIntel simula cenários para 2026

Flávio Dino suspende repasses de emendas para universidades de oito estados

Senado adia votação de texto que tentava 'driblar' proposta do governo de endurecer penas de roubo

Celular Seguro vai mandar mensagens de alerta a celulares roubados mesmo após terem chips trocados