Brasil

Governo já teme falta de combustível, diz jornal

Pode faltar combustível em algumas regiões do país neste fim de ano e o governo já trabalha num plano de emergência, diz a Folha de S.Paulo


	Há cerca de um mês, já faltou combustível temporariamente em seis estados. O governo quer evitar que o problema se agrave

	
	
 (Philippe Huguen/AFP)

Há cerca de um mês, já faltou combustível temporariamente em seis estados. O governo quer evitar que o problema se agrave (Philippe Huguen/AFP)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 5 de novembro de 2012 às 14h04.

São Paulo — Existe risco de algumas regiões do país ficarem sem combustíveis no fim do ano. Segundo a Folha de S.Paulo, o governo já trabalha num plano de emergência para evitar o desabastecimento. 

A Folha aponta três razões para esse possível colapso no fornecimento de combustíveis: o aumento no consumo, que deve chegar a 30 bilhões de litros neste ano; a falta de capacidade de produção no país; e problemas na infraestrutura de armazenamento e distribuição.  

O plano para evitar o desabastecimento estaria sendo negociado em reuniões entre o Ministério de Minas e Energia, a Agência Nacional do Petróleo, a Petrobras, as distribuidoras e os produtores de etanol. A ideia é ampliar o número de caminhões e a capacidade dos tanques de armazenagem nas áreas críticas.

A revista Veja desta semana aponta que, em 2013, o Brasil deve perder a autossuficiência em petróleo, conquistada em 2006. A razão para isso estaria em duas políticas do governo. A primeira é o incentivo à venda de carros novos, que elevou o consumo. A outra é o congelamento de preços imposto à Petrobras para conter a inflação. 

Na análise da Veja, a Petrobras teve sua capacidade de investimento prejudicada pelo congelamento. Como a empresa passou a investir menos, a produção de petróleo caiu. A revista lembra que, há um mês, seis estados das regiões Sul e Norte ficaram temporariamente sem gasolina.

Acompanhe tudo sobre:ANPCapitalização da PetrobrasCombustíveisEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergiaEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústria do petróleoPetrobrasPetróleo

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas