Brasil

Governo federal reconhece estado de calamidade em 5 cidades além de São Sebastião

Nos próximos dias o governo irá trabalhar na reconstrução de pontes, prédios públicos, unidades habitacionais e de toda a infraestrutura pública afetada

Litoral paulista: passa de 950 o número de desalojados (Prefeitura de São Sebastião/ Facebook/Reprodução)

Litoral paulista: passa de 950 o número de desalojados (Prefeitura de São Sebastião/ Facebook/Reprodução)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 20 de fevereiro de 2023 às 12h03.

O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes afirmou nesta segunda-feira, 20, que o governo federal reconheceu o estado de calamidade pública decretado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em cinco cidades do litoral norte do Estado atingidas por fortes chuvas: Guarujá, Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba. No domingo, o governo federal já havia reconhecido o estado de calamidade em São Sebastião, o município mais afetado.

"O presidente @LulaOficial garantiu os recursos necessários e todos os esforços estão sendo empregados", escreveu Góes, no Twitter. "Já estamos com equipes técnicas trabalhando no plano de reconstrução e prestando assistência humanitária às vítimas. Estão sendo distribuídos cestas básicas, kits de higiene pessoal e de limpeza das residências, kits dormitório, água e refeições" emendou.

De acordo com o ministro, nos próximos dias o governo irá trabalhar na reconstrução de pontes, prédios públicos, unidades habitacionais e de toda a infraestrutura pública afetada. A portaria que reconhece o estado calamidade pública nas cidades do litoral norte de SP foi assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros.

Na manhã desta segunda, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e uma comitiva de ministros vão sobrevoar São Sebastião. Após a vistoria, de acordo com o ministro dos Transportes, Renan Filho, haverá uma reunião para definir qual papel cada pasta vai desempenhar no curto e no médio prazo para minimizar os danos causados pelos temporais. No domingo, foram liberados R$ 2 milhões via Autoridade Portuária de Santos, um pedido de Lula operado pelo ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasLuiz Inácio Lula da SilvaEstado de São PauloDeslizamentosTarcísio Gomes de Freitas

Mais de Brasil

Câmara aprova projeto de lei que dificulta aborto legal em crianças

Após megaoperação, Moraes abre inquérito sobre crime organizado no Rio

PEC que flexibiliza privatização da Copasa é aprovada na Assembleia de Minas

Câmara aprova urgência de projeto que dificulta aborto legal em crianças