Brasil

Governo fará anúncio de medidas para fomento dos investimentos, diz secretário do Tesouro

Como já ocorrem nas operações de crédito dos governos regionais com aval do Tesouro, o órgão cobre eventuais calotes dos entes, reduzindo o risco do negócio para as contrapartes privadas

Tesouro Nacional: o governo anunciará na quinta-feira medidas para o fomento dos investimentos (Gabriel Vergani / EyeEm/Getty Images)

Tesouro Nacional: o governo anunciará na quinta-feira medidas para o fomento dos investimentos (Gabriel Vergani / EyeEm/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 19 de abril de 2023 às 16h26.

Última atualização em 19 de abril de 2023 às 16h30.

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, disse nesta quarta-feira, 19, que o governo anunciará na quinta-feira medidas para o fomento dos investimentos, com foco em parceria público-privadas (PPPs) de estados e municípios, com garantias federais.

"Os investidores estrangeiros se interessam pelas PPPs do governo federal, mas não buscam os entes. Por isso, o Tesouro vai oferecer garantias nessas PPPs, mudando completamente o patamar de atratividade", afirmou, em entrevista à GloboNews.

Redução de "calotes"

Como já ocorrem nas operações de crédito dos governos regionais com aval do Tesouro, o órgão cobre eventuais calotes dos entes, reduzindo o risco do negócio para as contrapartes privadas.

Segundo Ceron, o objetivo é fomentar PPPs em rodovias, mobilidade, educação, saúde, parques urbanos, parques de conservação, equipamentos culturais e projetos do sistema prisional.

"Também vamos ampliar a possibilidade de uso das debêntures incentivadas nesses projetos. Vamos permitir o lançamento de debêntures incentivadas para infraestrutura social", adiantou o secretário.

Acompanhe tudo sobre:Tesouro Nacional

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP