Brasil

Governo exige entrega imediata de 6 milhões de doses da Coronavac

Questão é controversa porque o governo de SP quer reservar uma parte das doses importadas da vacina chinesa para iniciar a vacinação da população do estado

CoronaVac na sede da empresa Sinovac, na China (Thomas Peter/Reuters)

CoronaVac na sede da empresa Sinovac, na China (Thomas Peter/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 15 de janeiro de 2021 às 18h30.

Última atualização em 15 de janeiro de 2021 às 19h41.

O Ministério da Saúde solicitou nesta sexta-feira ao Instituto Butantan a "entrega imediata" das 6 milhões de doses da CoronaVac que foram importadas da China e são objeto do pedido de uso emergencial à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em ofício encaminhado ao diretor-presidente do instituto paulista, Dimas Covas.

"Ressaltamos a urgência na imediata entrega do quantitativo contratado e acima mencionado, tendo em vista que este Ministério precisa fazer o devido loteamento para iniciar a logística de distribuição para todos os Estados da federação de maneira simultânea e equitativa, conforme cronograma previsto no Plano Nacional de Operacionalização da vacinação contra a covid-19", diz o documento.

A questão é controversa porque o governo de São Paulo quer reservar uma parte das doses importadas da CoronaVac para iniciar a vacinação da população do Estado depois que a Anvisa conceder aprovação, o que está previsto para ocorrer no domingo.

O governo federal, no entanto, pretende receber a totalidade das doses e depois fazer a distribuição equivalente para todos os Estados.

O Ministério da Saúde firmou contrato com o Instituto Butantan para a compra de 46 milhões de doses da CoronaVac, vacina desenvolvida pela chinesa Sinovac e produzida no Brasil pelo instituto paulista. O acordo prevê ainda a compra de mais 56 milhões de doses em um segundo momento.

Acompanhe tudo sobre:Saúde no BrasilVacinasCoronavírusPandemiavacina contra coronavírusSinovac/Coronavac

Mais de Brasil

GRU Airport, responsável por Guarulhos, arremata 12 aeroportos regionais

Anvisa determina recolhimento de lotes do sabão Ypê após identificar contaminação

Congresso derruba parte dos vetos de Lula à Lei de licenciamento ambiental

Rio de Janeiro autoriza spray para autodefesa de mulheres; Confira regras para porte