Brasil

Governo edita MP que cria programa de internet em escolas públicas

Programa Internet Brasil vai promover acesso gratuito à internet em banda larga móvel aos alunos da educação básica

Objetivo é ampliar a participação dos alunos em atividades pedagógicas não presenciais (Alexandre Battibugli/Exame)

Objetivo é ampliar a participação dos alunos em atividades pedagógicas não presenciais (Alexandre Battibugli/Exame)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 8 de dezembro de 2021 às 12h25.

Última atualização em 8 de dezembro de 2021 às 12h35.

O governo federal editou medida provisória que institui o Programa Internet Brasil, que tem a finalidade de promover o acesso gratuito à internet em banda larga móvel aos alunos da educação básica da rede pública de ensino integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais. A MP está publicada na edição desta quarta-feira, 8, do Diário Oficial da União (DOU).

  • Quer saber tudo sobre a corrida eleitoral de 2022? Assine a EXAME e fique por dentro

Segundo a Secretaria Geral da Presidência da República, o objetivo é ampliar a participação dos alunos em atividades pedagógicas não presenciais, contribuir para a ampliação do acesso à internet e inclusão digital das famílias dos alunos e apoiar as políticas públicas que necessitem de acesso à internet para a sua implementação, incluídas as ações de Governo Digital.

De acordo com a MP, a promoção do acesso gratuito à internet poderá ser realizada por intermédio da disponibilização de chip, pacote de dados ou dispositivo de acesso, além de poder ser concedido a diferentes alunos integrantes da mesma família.

Caberá ao Ministério das Comunicações gerir e coordenar as ações monitorar e avaliar os resultados, assegurar a transparência na divulgação das informações e estabelecer as características técnicas e a forma de disponibilização do serviço de acesso gratuito à internet em banda larga móvel. O Ministério da Educação dará o apoio na gestão, no monitoramento e na avaliação do Programa.

A Secretaria Geral informou que o programa será implementado de forma gradual, conforme disponibilidade orçamentária e financeira. A MP diz ainda que órgãos e entidades da administração pública federal, estadual, distrital e municipal poderão aderir ao Programa Internet Brasil, celebrando assim instrumento próprio, se houver repasse ou transferência de recursos financeiros.

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoEscolasGoverno BolsonaroInternet

Mais de Brasil

Chuvas fortes no Nordeste, ventos no Sul e calor em SP: veja a previsão do tempo para a semana

Moraes deve encaminhar esta semana o relatório sobre tentativa de golpe à PGR

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização