Brasil

Governo diz que diálogo é o caminho para rolezinhos

Secretaria-Geral da Presidência da República informou que governo reforçou que o diálogo é a melhor alternativa para se discutir a realização dos "rolezinhos"

Rolezinhos são tema de reunião entre ministros e empresários, em Brasília (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Rolezinhos são tema de reunião entre ministros e empresários, em Brasília (Antonio Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de janeiro de 2014 às 17h35.

Brasília - Em nota divulgada na tarde desta quarta-feira, 29, a Secretaria-Geral da Presidência da República informou que na reunião da manhã com representantes dos lojistas de shoppings centers o governo reforçou que o diálogo é a melhor alternativa para se discutir a realização dos "rolezinhos".

"Na reunião foi reafirmado pelo governo o entendimento de que o diálogo é o principal instrumento de compreensão e construção de padrões de convivência com esses eventos, na perspectiva da garantia dos direitos dos diferentes segmentos sociais a eles relacionados", diz a nota da Secretaria. Mais cedo, o ministro da pasta, Gilberto Carvalho, recebeu a Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping (Alshop) para discutir a onda de encontros coletivos de jovens nestes centros comerciais. Também participaram do encontro as ministras Marta Suplicy (Cultura) e Luiza Bairros (Igualdade Racial), além da secretária nacional de Juventude, Severine Macedo.

"Os ministros manifestaram a percepção de que esses eventos são expressão do dinamismo, da mobilidade social e das mudanças que caracterizam a sociedade brasileira nos últimos anos. Consideraram também a necessidade da reorientação dos padrões de atuação e da cultura das forças de segurança, nos diversos níveis da Federação, no sentido de evitar posturas preconceituosas e discriminatórias ou ações inadequadas e desproporcionais", acrescenta o texto.

De acordo com a Secretaria, foi discutido o aprofundamento da execução de políticas públicas na área da cultura, lazer e esporte voltado para o público jovem. O governo também deve participar de uma reunião no dia 25 de fevereiro com a Alshop para debater a atuação dos seguranças internos dos shoppings. A Secretaria diz que é preciso assegurar "os direitos de acesso e circulação em seus espaços e coibir a ocorrência de ilegalidades como depredações, furtos ou ameaças".

Outro assunto tratado na reunião, segundo o governo, foi a Copa do Mundo no Brasil. A nota assinada pela Secretaria-Geral da Presidência e pela Secretaria Nacional de Juventude ressalta que os legados positivos do evento "necessitam ser melhor informados" e destaca o respeito ao direito de protesto daqueles que pretendem se manifestar contra o evento "desde que assegurados também os direitos daqueles que pretendem acompanhar e participar, de diferentes maneiras, dessa competição que será uma grande festa do esporte mais popular do planeta, do qual o Brasil é referência permanente".

Acompanhe tudo sobre:GovernoRolezinhoShopping centers

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas