Brasil

Governo deve reajustar Bolsa Família em cerca de 4,5%, diz fonte

Novo valor do benefício vai seguir a mesma correção da tabela do IR, que equivale ao centro da meta de inflação

Bolsa Família: governo não quer aumentar mais o benefício para cortar gastos (Roberto Setton/Exame)

Bolsa Família: governo não quer aumentar mais o benefício para cortar gastos (Roberto Setton/Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2011 às 13h31.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff deve anunciar nos próximos dias um reajuste de cerca de 4,5 por cento para o Bolsa Família, disse uma autoridade do governo familiarizada com o plano.

O novo valor do benefício, que está sendo estudado pela equipe do ministério da Fazenda, seguirá a mesma correção da tabela do imposto de renda, que equivale ao centro da meta de inflação, disse ontem a pessoa, que pediu anonimato porque o plano ainda está em discussão. O governo não conseguiria dar um aumento maior porque se comprometeu com um corte de R$ 50 bilhões no orçamento deste ano, disse a autoridade.

O Bolsa Família, que beneficia 12,9 milhões de famílias, foi reajustado pela última vez em setembro de 2009 em 10 por cento. Na época, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu pelo repasse de 6 por cento da alta acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo mais 4 por cento de ganho real, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social. O valor máximo do benefício é hoje de R$ 200, dependendo da renda familiar, do número e idade dos filhos.

O governo estaria estudando o melhor momento para o anúncio do reajuste do benefício, levando em conta que na próxima quarta-feira sai a decisão do Comitê de Política Monetária sobre o juro básico e o detalhamento dos cortes no orçamento, disse a pessoa. Há uma possibilidade de a presidente Dilma anunciar o reajuste na terça-feira em viagem à cidade de Irecê, na Bahia, disse a pessoa.

A assessoria de imprensa Presidência da República não quis comentar o assunto quando procurada ontem pela Bloomberg News. A assessoria de imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social também foi procurada e não quis comentar quanto será reajuste do Bolsa Família e quando será feito o anúncio.

O ministro de Relações Institucionais, Luiz Sérgio Oliveira, disse ontem a repórteres em Brasília, que a presidente Dilma está decidida a aumentar o Bolsa Família e o percentual do reajuste está em estudo.

Acompanhe tudo sobre:Ajuste fiscalBolsa famíliaGoverno DilmaReajustes de preçosSalários

Mais de Brasil

Revalida divulga resultado de recursos para atendimento especializado

Com segurança reforçada, Alexandre de Moraes recebe homenagem no Tribunal de Contas de SP

Nova onda de frio terá ciclone e 'chuva congelada' no Brasil; veja quando começa

São Paulo terá chuva, rajadas de vento e temperatura de 6 ºC; Defesa Civil emite alerta