Brasil

Governo deve anunciar plano para lidar com custo de térmicas

Distribuidoras têm sido impactadas pelos elevados gastos com a compra de energia de termelétricas e com a exposição ao mercado de curto prazo


	Linhas de transmissão de energia: anúncio deverá ocorrer na tarde desta quinta no Ministério da Fazenda, em horário ainda não definido
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Linhas de transmissão de energia: anúncio deverá ocorrer na tarde desta quinta no Ministério da Fazenda, em horário ainda não definido (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2014 às 11h05.

Brasília/São Paulo - Os ministérios da Fazenda e de Minas e Energia devem anunciar nesta quinta-feira um plano para solucionar o problema de caixa das distribuidoras de energia que tem sido impactado pelos elevados gastos com a compra de energia de termelétricas e com a exposição ao mercado de curto prazo, segundo duas fontes do governo.

Segundo uma das fontes, o anúncio deverá ocorrer na tarde desta quinta no Ministério da Fazenda, em horário ainda não definido.

Em fevereiro, uma fonte do governo afirmou à Reuters que o governo poderia permitir aumento na conta de luz dos consumidores, para que o ônus do gasto extra com a cara energia de térmicas não ficasse apenas com o Tesouro Nacional.

Na quarta-feira, o secretário-executivo de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou que o aporte de 1,2 bilhão de reais da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) às distribuidoras de energia será pago pelos consumidores em até 5 anos. A liberação de 1,2 bilhão de reais foi definida pelo governo federal na sexta-feira passada para cobrir a compra de energia mais cara de térmicas pelas distribuidoras em janeiro.

Acompanhe tudo sobre:Ministério da FazendaMinistério de Minas e Energia

Mais de Brasil

Linha 3-Vermelha do Metrô de SP tem interferência e Estação Palmeiras-Barra Funda fica lotada

Calor predomina no Centro-Sul e chuvas se intensificam no Nordeste; veja a previsão para terça-feira

Governo de SP pede para Gilmar Mendes derrubar liminar que impede escolas cívico-militares no estado