Brasil

Governo declara estado de emergência em cidades do RJ e GO

As cidades Novo Gama, em Goiás, e Valença, no Rio, estão sendo afetadas por erosões e tempestades

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de maio de 2015 às 15h43.

Brasília - A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) declarou situação de emergência nos municípios de Novo Gama, em Goiás, e de Valença, no Rio de Janeiro, afetados por erosões e tempestades, respectivamente.

O reconhecimento das situações de emergência foi publicado no Diário Oficial da União de hoje (4).

No caso do Novo Gama, o problema é a formação e o crescimento de boçorocas (erosões de grandes proporções) em bairros do município. O fenômeno já vem ocorrendo há anos, destruindo e colocando em risco residências da região, além de tubulações subterrâneas.

Em Valença, a situação de emergência foi declarada em decorrência das chuvas de granizo que atingiram o município em fevereiro, causando prejuízo a moradores dos bairros de São Francisco, Estrada da Concórdia, Loteamento Santa Elena e Morro do Querosene, entre outros.

Ao declarar situação de emergência nesses municípios, a Sedec facilita a obtenção de recursos para as ações de socorro, assistência e estabelecimento de serviços essenciais, bem como para a solicitação de recursos destinados à reconstrução das áreas atingidas pelos desastres.

Para se habilitar, o município precisa apresentar ao governo federal um plano detalhado de resposta, indicando a necessidade para o repasse.

De acordo com o Ministério da Integração Social, é importante que o município requisite o cartão de pagamento de defesa civil, para que os repasses sejam feitos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChuvascidades-brasileirasDados de BrasilGoiásGovernoInvestimentos de governoMetrópoles globaisMinistério da DefesaRio de Janeiro

Mais de Brasil

Gilmar Mendes, do STF, suspende todos processos que discutem validade de 'pejotização'

Bolsonaro diz que recuperação exige 'cuidados intensivos e será gradual'

Carga de R$ 1 milhão em canetas do medicamento Mounjaro é apreendida pela Receita Federal

Vacina contra chikungunya do Instituto Butantan é aprovada pela Anvisa