Brasil

Minas decreta situação de emergência na região do Rio Doce

Desde o dia 5, quando houve o rompimento da barragem, uma onda de lama percorre o Rio Doce, prejudicando o ecossistema e impedindo a captação de água


	Rio Doce poluído: situação de emergência na região envolve 202 cidades e vai durar pelos próximos 180 dia
 (Leonardo Merçon/Instituto Últimos Refúgios/Divulgação)

Rio Doce poluído: situação de emergência na região envolve 202 cidades e vai durar pelos próximos 180 dia (Leonardo Merçon/Instituto Últimos Refúgios/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2015 às 15h48.

Brasília - O governo de Minas Gerais decretou hoje (17) situação de emergência na região da Bacia do Rio Doce e nas cidades afetados pelo rompimento das barragens da Mineradora Samarco, em Mariana, cujos donos são a Vale e a anglo-australiana BHP Billinton.

A situação de emergência vai durar pelos próximos 180 dias. A medida envolve 202 cidades mineiras. Também fazem parte da bacia outros 26 municípios do Espírito Santo.

Desde o dia 5, quando houve o rompimento da barragem, uma onda de lama percorre o Rio Doce, impedindo a captação de água e prejudicando o ecossistema da região.

E nota, o governo mineiro informou que uma das principais consequências do rompimento da barragem é o comprometimento da qualidade das águas da Bacia do Rio Doce.

"De acordo com parecer apresentado pelo Instituto Mineiro de Gestão de Águas (Igam), estima-se que a situação deve perdurar por aproximadamente 30 dias”, acrescentou a nota.

A situação de emergência, que ainda precisa ser reconhecida pelo governo federal, permite às cidades atingidas condições especiais, entre elas a realização de compras sem o processo de licitação. Também é por meio do decreto que os municípios podem ter acesso a recursos estaduais e federais.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasSiderúrgicasValeMineraçãoPoluiçãoÁguaMeio ambienteMariana (MG)SamarcoMinas GeraisEspírito Santo

Mais de Brasil

Livro resgata a história de Jane Catulle Mendès, criadora da expressão ‘cidade maravilhosa’

Partidos de esquerda do Rio voltam a indicar divisão para chapa de senador em 2026

Anistia será votada? Bolsonaro terá pena reduzida? Entenda os próximos passos do projeto na Câmara

Governo nunca teve intenção de acabar com CPTM, mas futuro será desenhado, diz presidente da estatal