Brasil

Governo comemora certificado internacional de zona livre de febre aftosa

Ações brasileiras para eliminar a doença do rebanho brasileiro serão reconhecidas em maio pela Organização Mundial de Saúde Animal

Rebanho: previsão é que o país seja reconhecido pela OIE como livre de aftosa sem vacinação até maio de 2023 (Paulo Fridman/Bloomberg)

Rebanho: previsão é que o país seja reconhecido pela OIE como livre de aftosa sem vacinação até maio de 2023 (Paulo Fridman/Bloomberg)

AB

Agência Brasil

Publicado em 5 de abril de 2018 às 17h09.

Em evento hoje (5) o presidente Michel Temer comemorou a certificado internacional do Brasil de zona livre de febre aftosa com vacinação. Em maio, na França, as ações brasileiras para eliminar a doença do rebanho brasileiro serão solenemente reconhecidas na Sessão Geral da Assembleia Mundial da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

O Brasil receberá o certificado internacional de zona livre de febre aftosa com vacinação, abrangendo os estados do Amapá, Roraima, partes do Amazonas e Pará. Com isso, o processo de implantação de zonas livres de febre aftosa alcança toda a extensão territorial brasileira e o país torna-se oficialmente Livre da Febre Aftosa.

"Essa celebração é mais que justificada. Damos mais uma prova de excelência da nossa carne, da nossa agropecuária e da excelência do nosso serviço sanitário", disse Temer ao discursar na cerimônia.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, disse que a certificação é fruto de trabalho conjunto entre governos e produtores.

Sem vacinação

A partir de maio de 2019, o Acre e Rondônia, além de municípios do Amazonas e Mato Grosso, iniciam a suspensão da vacinação. A previsão é que os produtores parem de vacinar o rebanho após maio de 2021 e o país inteiro seja reconhecido pela OIE como livre de aftosa sem vacinação até maio de 2023.

Na cerimônia de hoje, Temer e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, lançaram o selo dos Correios em comemoração à condição sanitária do Brasil de país libre da febre aftosa com vacinação.

A febre aftosa é uma doença que provoca febre e lesões na boca, patas e tetas dos animais. Em menos de uma semana o vírus pode contagiar todo um rebanho.

Acompanhe tudo sobre:AgropecuáriaAnimaisBoisDoençasMinistério da Agricultura e Pecuária

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas