Brasil

Governo colocou R$ 14 bi para Pronatec gratuito, diz Dilma

Ela repetiu que a continuidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico será de 12 milhões de novas matrículas, além das 8 milhões já feitas


	Curso técnico: "Nunca antes fizeram um programa que garantisse o curso técnico gratuito", diz presidente
 (Germano Lüders/EXAME.com)

Curso técnico: "Nunca antes fizeram um programa que garantisse o curso técnico gratuito", diz presidente (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de julho de 2014 às 15h19.

São Paulo - A presidente da República Dilma Rousseff lembrou, nesta quarta-feira, 2, que o governo federal colocou R$ 14 bilhões para garantir que os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) fossem gratuitos.

"Nunca antes fizeram um programa que garantisse o curso técnico gratuito, o material pedagógico, transporte e merenda gratuitos", disse ela, durante cerimônia de formatura de alunos, em Vitória (ES).

A presidente explicou que até 2005 era proibido o governo federal fazer escola técnica, "se meter em ensino profissional", por conta de uma lei. "Eu era ministra da Casa Civil e enviamos uma lei ao Congresso que acabava com essa proibição", explicou.

Ela repetiu que a continuidade do Pronatec será de 12 milhões de novas matrículas, além das 8 milhões feitas até agora no programa, incluindo as 188 mil dos 69 municípios do Espírito Santo.

"O Pronatec não pode parar com 8 milhões de matrículas, por isso estamos colocando mais 12 milhões", disse. "E as mulheres são 60% das matrículas e vocês vejam como nós, o chamado mulherio, estamos vivas", completou.

Ela começou o discurso agradecendo os elogios dos presentes. "Não é toda hora que a gente recebe declaração de amor", disse a presidente, após ouvir da plateia um "Dilma, eu te amo" e dias depois de ser xingada na cerimônia de abertura da Copa do Mundo.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilEducaçãoInvestimentos de governoEducação no BrasilEnsino públicoCursos técnicos

Mais de Brasil

Hugo Motta diz que Câmara vota IR na quarta mesmo sem acordo sobre anistia

Governo prevê repasse para universidades e agências federais 53% menor em 2026 do que em 2014

Ibama aprova simulação da Petrobras na Margem Equatorial, último passo para licença de exploração

Lula diz que reunião com Trump ocorrerá 'o mais rápido possível e vai correr bem'