Brasil

Governo cobra do Google instalação de data center no Brasil

Atualmente, quando demandado pela Justiça brasileira a ceder dados, empresa argumenta que não atende o pedido porque o data center fica no exterior


	Convite aconteceu após o ex-prestador de serviços da NSA Edward Snowden revelar programas secretos de espionagem do governo norte-americano
 (Emmanuel Dunand/AFP)

Convite aconteceu após o ex-prestador de serviços da NSA Edward Snowden revelar programas secretos de espionagem do governo norte-americano (Emmanuel Dunand/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de julho de 2013 às 14h33.

Brasília - O governo cobrou do Google, maior ferramenta global de buscas na Internet, que instale no país um data center após as denúncias de espionagem dos Estados Unidos contra cidadãos brasileiros.

O assunto foi tratado nesta terça-feira em encontro do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, com o presidente do Google Brasil, Fabio Coelho.

"É importante ter data center no Brasil", disse Bernardo a jornalistas após o encontro. "Isso resolveria algumas situações." Há duas semanas, a Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou convites a ministros, ao embaixador norte-americano no país e a representantes de grandes empresas da Internet para uma audiência sobre as denúncias de espionagem a cidadãos brasileiros por parte do governo norte-americano.

O convite aconteceu após o ex-prestador de serviços da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) Edward Snowden revelar programas secretos de espionagem do governo norte-americano.

A revelação gerou mal-estar com aliados europeus de Washington e descontentamento na América Latina, depois que o jornal O Globo revelou que países da região também eram alvos da espionagem norte-americana.

"A verdade é que a situação do jeito que ficou, com as denúncias do Snowden, ficou constrangedora", disse Bernardo. "É uma situação que vamos resolver no campo diplomático, mas isso afeta empresas do setor." Segundo o ministro, Coelho negou que o Google tenha entregue ao governo norte-americano dados em massa, como foi denunciado. O executivo teria dito também que a questão financeira não é um empecilho para a instalação de um data center no país, mas sim a arquitetura da rede.

Atualmente, quando demandado pela Justiça brasileira a ceder dados, o Google argumenta que não atende o pedido porque o data center fica no exterior, disse o ministro.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEspionagemEstados Unidos (EUA)GooglePaíses ricosTecnologia da informação

Mais de Brasil

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil

Justiça Eleitoral condena Marçal por abuso de poder e o declara inelegível

Alexandre de Moraes determina suspensão do Rumble no Brasil

ViaMobilidade investirá R$ 1 bilhão nas linhas 8 e 9 para reduzir intervalos e reformar estações