Brasil

Governo e caminhoneiros chegam a acordo contra protestos

O governo promete sancionar a Lei dos Caminhoneiros sem vetos


	Acordo que pode acabar com os protestos nas estradas
 (Tania Rego/ABr)

Acordo que pode acabar com os protestos nas estradas (Tania Rego/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de fevereiro de 2015 às 06h38.

Brasília - Após reunião no Ministério dos Transportes, que durou toda a tarde e noite de hoje (25), governo e caminhoneiros chegaram a um acordo que pode acabar com os protestos nas rodovias federais.

Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), Diumar Bueno, que participou da reunião, a proposta apresentada pelo governo foi acatada pelos representantes da categoria presentes na reunião.

Pela proposta, o governo promete sancionar a Lei dos Caminhoneiros sem vetos, prorrogar por 12 meses o pagamento de caminhões por meio do Programa Procaminhoneiro e a criação, por meio de negociação entre caminhoneiros e empresários, de uma tabela referencial de frete.

Nesse item, os representantes dos caminhoneiros pediram que o governo atue na mediação com os empresários.

O presidente da CNTA considerou que o acordo trouxe ganhos históricos para a categoria. Segundo Diumar Bueno, os caminhoneiros tiveram conquistas efetivas na mesa de negociação.

“Diante da gravidade que se encontra o país neste momento, nós pedimos a sensibilidade dos caminhoneiros de liberar as rodovias pelas conquistas que tiveram aqui”, disse Diumar, ressaltando no entanto que não poderia "garantir que a greve vai acabar".

O ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, ressaltou após a assinatura do acordo que ele só será cumprido sob a condição do fim dos protestos. “Só vai ser cumprido o que nós combinamos na hora que for liberadas as estradas”, ressaltou.

“Eu acho que a partir de agora as estradas já´estão sendo liberadas”, completou.

Acompanhe tudo sobre:CaminhoneirosEstradasGoverno DilmaPolítica no BrasilProtestosProtestos no BrasilSetor de transporteTransportes

Mais de Brasil

Revalida divulga resultado de recursos para atendimento especializado

Com segurança reforçada, Alexandre de Moraes recebe homenagem no Tribunal de Contas de SP

Nova onda de frio terá ciclone e 'chuva congelada' no Brasil; veja quando começa