Brasil

Governo brasileiro aceita desculpas da Fifa

Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, enviou cartas à Fifa, aceitando os pedidos de desculpas do órgão e dizendo que episódios dessa natureza não podem se repetir

O secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke, foi o pivô do mal-estar entre o governo brasileiro e a Fifa (Getty Images)

O secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke, foi o pivô do mal-estar entre o governo brasileiro e a Fifa (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de março de 2012 às 17h37.

São Paulo – O governo brasileiro aceitou oficialmente os pedidos de desculpa da Fifa nesta quinta-feira, pondo fim ao imbróglio que começou com comentários pouco elogiosos do secretário-geral, Jérôme Valcke, aos organizadores da Copa do Mundo de 2014.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, enviou nesta tarde duas cartas à Fifa, uma endereçada ao presidente da entidade, Joseph Blatter, e outra ao secretário-geral.

Na carta a Blatter, Rebelo disse aceitar o pedido de desculpas feito pelo presidente e afirmou que a presidente Dilma Rousseff o receberá em audiência em data a ser confirmada.

O ministro reiterou ainda que episódios dessa natureza não podem se repetir, "em prol da boa preparação da Copa do Mundo no Brasil".

Na breve correspondência endereçada a Valcke, pivô da discórdia, Rebelo se resumiu a dizer, em apenas um parágrafo, que aceita o pedido de desculpas do secretário-geral.

Durante uma entrevista na semana passada, Valcke causou polêmica ao criticar o andamento dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014 e dizer que os organizadores precisavam de um “pontapé do traseiro”.

Depois de ter criticado a reação “infantil” do governo brasileiro, Valcke voltou atrás e disse que foi mal interpretado na tradução, já que a expressão em francês tem outro peso. Ele também pediu desculpas ao governo brasileiro, que chegou a exigir outro interlocutor para tratar dos assuntos da Copa. Valcke tem visita marcada ao Barsil na próxima semana.

Acompanhe tudo sobre:Aldo RebeloCopa do MundoEsportesFifaFutebolPolítica no BrasilPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Eduardo Bolsonaro celebra decisão do governo Trump de proibir entrada de Moraes nos EUA

Operação da PF contra Bolsonaro traz preocupação sobre negociação entre Brasil e EUA, diz pesquisa

Tornozeleira eletrônica foi imposta por Moares por “atos de terceiros”, diz defesa de Bolsonaro

Após operação da PF contra Bolsonaro, Lula diz que será candidato a reeleição em 2026