Brasil

Governo Bolsonaro publica exoneração de Regina Duarte

Exoneração da atriz Regina Duarte do comando da Secretaria Especial da Cultura foi publicada em edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira

Durante sua passagem no governo, Regina não assinou nenhum despacho da pasta da Cultura (Adriano Machado/Reuters)

Durante sua passagem no governo, Regina não assinou nenhum despacho da pasta da Cultura (Adriano Machado/Reuters)

AO

Agência O Globo

Publicado em 10 de junho de 2020 às 06h45.

Última atualização em 10 de junho de 2020 às 06h48.

O governo federal publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira a 'exoneração a pedido' da atriz Regina Duarte do comando da Secretaria Especial da Cultura. A exoneração é assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Turismo, Marcelo Henrique Teixeira Dias.

Regina Duarte ficou poucas semanas à frente da secretaria, e o anúncio de sua saída foi feito em vídeo publicado no Facebook por Bolsonaro no dia 20 de maio, quando o próprio presidente informou que ela assumiria o comando da Cinemateca Brasileira, administrada pelo governo federal.

Na ocasião, a atriz classificou como "um presente" sua nomeação para a Cinemateca, sediada em São Paulo e que enfrenta crise com salários atrasados e acervo ameaçado.

Durante sua passagem no governo, Regina não assinou nenhum despacho da pasta da Cultura. As únicas medidas articuladas por sua equipe foram portarias que flexibilizaram as regras da Lei Rouanet para projetos atingidos pela crise da pandemia da Covid-19.

O ator Mario Frias, famoso como galã de "Malhação", no final dos anos 1990, recebeu o convite de Bolsonaro para assumir a Secretaria. A classe artística reagiu à nova mudança com críticas à apatia da gestão de Regina à frente da Secretaria, preocupação com o futuro da Cinemateca e descrença quanto ao trabalho do próximo secretário.

Acompanhe tudo sobre:Governo BolsonaroRegina Duarte

Mais de Brasil

Assassinato de delator do PCC é 'competência do estado', afirma Lewandowski

Alesp aprova proibição de celulares em escolas públicas e privadas de SP

Geração está aprendendo menos por causa do celular, diz autora do PL que proíbe aparelhos em escolas

Após cinco anos, Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo