Brasil

Governo Bolsonaro planeja desfile de 7 de Setembro com 20 mil pessoas

Programação tocada pelo Ministério das Comunicações prevê instalação de telões e arquibancadas

Jair Bolsonaro: presidente participa de cerimônia comemorativa do 7 de Setembro de 2020 no Palácio da Alvorada (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Jair Bolsonaro: presidente participa de cerimônia comemorativa do 7 de Setembro de 2020 no Palácio da Alvorada (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

AO

Agência O Globo

Publicado em 27 de maio de 2021 às 08h30.

Após cancelar a parada militar de 7 de Setembro do ano passado devido à pandemia de Covid-19, o governo federal pretende retomar o desfile neste ano e já começou a planejá-lo. A ideia é disponibilizar uma arquibancada para 20 mil pessoas assistirem ao evento, realizado tradicionalmente na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. De acordo com estimativas iniciais, a estrutura da solenidade pode custar R$ 1,49 milhão. Em 2019, quando a previsão de público era a mesma, o gasto foi de R$ 971 mil.

  • Quer saber tudo sobre a corrida eleitoral de 2022? Assine a EXAME e fique por dentro.

Apesar da incerteza sobre a evolução da pandemia, o Ministério das Comunicações começou a planejar o desfile em janeiro, quando enviou pedidos de cotação de preços para dezenas de empresas. A Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência informou que, até o momento, a realização do desfile não está confirmada: “Trata-se de um processo de planejamento que não implica, necessariamente, execução”, diz trecho da nota.

Além da arquibancada, estão previstas seis tribunas que teriam, somadas, capacidade para 1.300 pessoas e um palanque para 150 profissionais de imprensa. Ainda há intenção de distribuir dez telões e mais de 300 banheiros químicos na área da parada militar.

“Com o objetivo de subsidiar a contratação das ações comemorativas da Semana Cívica e do Desfile de 7 de setembro de 2021, (...) encaminhamos consulta para a obtenção de informações para a ação no ano de 2021, o que nos permitirá adotar referências de mercado, bem como a dotação orçamentária para a contratação”, diz e-mail enviado pelo Ministério das Comunicações para empresas em janeiro.

O podcast EXAME Política vai ao ar todas as sextas-feiras. Clique aqui para seguir no Spotify, ou ouça em sua plataforma de áudio preferida, e não deixe de acompanhar os próximos programas.

Assine a EXAME e acesse as notícias mais importantes em tempo real.

Acompanhe tudo sobre:EventosFeriadosGoverno BolsonaroJair Bolsonaro

Mais de Brasil

Não é só Bolsonaro: 13,5% das prisões do Brasil são domiciliares com uso de tornozeleira eletrônica

Quais são as 10 cidades mais violentas do Brasil? Veja ranking

Quais são as 10 estados mais violentos do Brasil? Veja ranking

'Se ele estiver trucando, vai tomar um seis', diz Lula sobre tarifa de Trump