Brasil

Governo apoiará obras para abastecimento no interior de SP

A declaração foi feita pelo ministro das Cidades, Gilberto Kassab


	Kassab: "diversas cidades pediram a construção de reservatórios e outras obras"
 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Kassab: "diversas cidades pediram a construção de reservatórios e outras obras" (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de fevereiro de 2015 às 15h18.

Sorocaba - O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, disse neste sábado, 7, em Sorocaba (SP) que o governo federal vai ajudar cidades do interior paulista a realizar obras contra a crise hídrica.

Segundo ele, o ministério já está socorrendo a Região Metropolitana de São Paulo, a pedido do governador Geraldo Alckmin (PSDB), e é natural que ajude também outros municípios. Alguns investimentos serão feitos em parceria com o governo do Estado, segundo ele.

Em audiência com prefeitos de 28 cidades em Sorocaba, Kassab ouviu pedidos de ajuda para reforçar o abastecimento. "Diversas cidades pediram a construção de reservatórios e outras obras. Todas essas demandas serão analisadas pelo Ministério."

Ele lembrou que a ajuda ao governo de São Paulo para as obras de transposição das águas do Rio Paraíba do Sul para socorrer o Sistema Cantareira já foi autorizada pela presidente Dilma Rousseff, depois de uma reunião com o governador.

"Temos um grupo de trabalho criado pela presidente Dilma debruçado sobre isso. Depois da avaliação técnica, publicamos a portaria que destina os recursos e possibilita ao governador Alckmin iniciar a licitação para as obras. Estamos fazendo todo empenho para que as obras sejam iniciados o mais rápido possível."

O governo paulista pretende realizar obras para interligar o reservatório do Jaguari, abastecido com águas do Paraíba do Sul, à represa do Atibainha, que integra o Sistema Cantareira. A obra foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

"É uma crise hídrica muito grave e o governo federal está disposto a ajudar. Tudo o que for possível para atenuar a crise causada por uma estiagem que talvez seja a mais longa no Estado, será feito", disse Kassab.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaGovernoMinistério das Cidades

Mais de Brasil

Fuvest abre inscrições para vestibular 2026 com 8 mil vagas; veja cronograma

'Não existe possibilidade de recuar um milímetro', diz Alexandre de Moraes ao Washington Post

Congresso analisa esta semana projetos para proteger infância na rede

Federação critica lei que desobriga Petrobras de operar todo o pré-sal