Brasil

Governadores de Sul e Sudeste devem pedir ajuda da União para coronavírus

Ministério da Saúde afirma que poderá alugar até 1.000 kits de equipamentos para instalar leitos de UTI nos Estados

Coronavírus: único caso no Brasil até agora está em São Paulo (z1b/Getty Images)

Coronavírus: único caso no Brasil até agora está em São Paulo (z1b/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 29 de fevereiro de 2020 às 16h19.

Última atualização em 29 de fevereiro de 2020 às 16h19.

Governadores do Sul e Sudeste devem pedir ajuda do Ministério da Saúde para o enfrentamento ao novo coronavírus. Eles participam neste sábado, 29, em Foz do Iguaçu (PR), do quinto encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud).

Em carta, devem apoiar pedido de secretários de saúde para que o governo federal reforce os repasses para atendimentos de média e alta complexidade.

O presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), Alberto Beltrame, informou ao Estado que o pedido seria de R$ 1 bilhão. O valor seria dividido per capita. A ideia é usar o recurso para custear a instalação de leitos de UTI para atendimento de pacientes da nova doença.

O Ministério da Saúde afirma que poderá alugar até 1.000 kits de equipamentos para instalar leitos de UTI nos Estados. Os contratos serão feitos se houver demanda.

Segundo o Conass, apesar dos equipamentos fornecidos pelo ministério, os Estados teriam de custear equipes médicas, exames laboratoriais e a logística de montagem dos leitos. A carta dos governadores do Sul e Sudeste serviria como apoio político ao pedido dos secretários estaduais. Os governadores devem pedir também o envio de insumos e agilidade na contratação de kits para leitos de UTI.

O Ministério da Saúde publicou ontem contratos para compra de insumos como álcool em gel. A pasta também refez edital para compra de 24 milhões de máscaras, após acordo com a indústria. A ideia agora é que mais de uma empresa forneça as máscaras.

A expectativa é que governadores de outras regiões também deem apoio ao pleito, quando realizarem reuniões de seus fóruns.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusGovernadoresMinistério da SaúdePolítica de saúde

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP