Brasil

Governadores acertam pauta federativa no Congresso

Dentre essas pautas, segundo o governador do Piauí está na Câmara a PEC que prorroga o prazo de pagamento de precatórios para 2024

Congresso: "Recebemos o compromisso de votar ainda nesta semana" (Ueslei Marcelino/Reuters)

Congresso: "Recebemos o compromisso de votar ainda nesta semana" (Ueslei Marcelino/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 7 de novembro de 2017 às 17h51.

Brasília- Governadores e representantes dos Estados garantiram nesta terça-feira com os presidentes do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o compromisso de votação de pautas tidas como essenciais para os entes federativos.

Dentre essas pautas, segundo o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), está na Câmara dos Deputados a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prorroga o prazo de pagamento de precatórios para 2024.

"Recebemos o compromisso de votar ainda nesta semana", disse Dias a jornalistas após reunião com Maia e outros governadores.

A proposta, afirma Dias, também amplia a utilização de depósitos judiciais privados de 20 para 30 por cento para o pagamento de precatórios.

Outro ponto elencado pelos que participaram da reunião com o presidente da Câmara, e mais cedo com o presidente do Senado, é a securitização da dívida ativa. De acordo com o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), há duas propostas sobre o tema com condições de avançarem, uma na Câmara, e outra no Senado.

Rollemberg defendeu a proposta, argumentando que ela possibilitará aos Estados fazer uma "negociação de sua dívida" e garantirá fluxo de caixa. O projeto que andar mais rapidamente --seja o do Senado ou o da Câmara-- terá prioridade, afirmaram os governadores.

Os governadores citaram ainda a disposição do Congresso de votar temas relacionados à segurança pública, incluindo a possibilidade de votar projetos que destinem recursos a um fundo de segurança a partir da tributação de jogos pela internet.

 

Acompanhe tudo sobre:GovernadoresCongressoGoverno Temer

Mais de Brasil

Hugo Motta pauta projeto que endurece punição contra aliciamento de menores online

Reforma administrativa prevê fim das férias de 60 dias para servidores públicos

Brasil contesta investigação dos EUA e reforça defesa do Pix, agro e combate ao desmatamento

Adultização: o que diz o PL sobre proteção de crianças nas redes e quais são as principais mudanças