Brasil

Gleisi Hoffmann reúne ministros do Centrão para discutir pautas prioritárias e barrar anistia

Governo foca em pautas como isenção do IR, PEC da Segurança Pública e redução de custos de energia

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 8 de setembro de 2025 às 13h11.

A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffman, reuniu ministros do Centrão no Palácio do Planalto para organizar a pauta prioritária do governo no Congresso até o final do ano frente a pressão da oposição para colocar em pauta projeto que anistia envolvidos no 8 de Janeiro e pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Tivemos hoje uma boa reunião com ministros de partidos da base do governo no Congresso, para tratar da agenda legislativa até o final do ano. Todos concordamos em fortalecer as pautas da isenção do IR até R$ 5 mil, as MPs da redução da conta de luz, do Gás do Povo, a PEC da Segurança Pública, entre outras. Esta é na agenda que dialoga com os interesses do país e do povo, em consonância com o que vêem afirmando os presidentes Hugo Motta e Davi Alcolumbre. Vamos trabalhar juntos para que esta agenda avance: trabalhar pelo Brasil e pelo povo brasileiro!", afirmou Gleisi após o encontro nas redes sociais.

Entre as quatro prioridades, a votação do Imposto de Renda é considerada a mais madura pelo governo. Durante a reunião, Hugo Motta foi às redes sociais afirmar que havia falado com Gleisi e "informado que o compromisso da Câmara é votar a matéria que amplia a isenção do imposto de renda via PL 1087/2025, de relatoria do deputado @ArthurLira_. Há um entendimento da Casa que é uma prioridade para o Brasil e os brasileiros."

O movimento do Planalto é uma tentativa de tentar barrar o avanço do projeto da anistia e convencer parlamentares a darem andamento nos projetos de interesse do governo. Gleisi se reuniu com ministros do União Brasil, Celso Sabino (Turismo) e Frederico Siqueira Filho (Comunicações), do MDB, Simone Tebet (Planejamento), Renan Filho (Transportes) e Jader Filho (Cidades), do PSD, Alexandre Silveira (Minas e Energia) e André de Paula (Pesca). Também estavam representantes do PSB, o ministro Márcio França (Micro e Pequenas Empresas), e do PCdoB, ministra Luciana Santos (Ciência e Tecnologia).

Acompanhe tudo sobre:Gleisi HoffmannLuiz Inácio Lula da SilvaJair BolsonaroSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Não há ‘temas proibidos’ em conversa entre Lula e Trump, diz Alckmin

Presidente da Caixa deve defender bet do banco em reunião com Lula

Polícia Federal pode suspender emissão de passaportes por falta de verba

Deputados protocolam PEC da Reforma Administrativa