Brasil

Gilmar Mendes pede suspensão da Venezuela de órgãos eleitorais

O presidente do TSE disse que o país perdeu a capacidade de garantir eleições livres em função das denúncias de fraude nas eleições para a Constituinte

Gilmar Mendes: "A Venezuela passa por um longo processo de redução do espaço democrático" (Evaristo Sa/Getty Images/Getty Images)

Gilmar Mendes: "A Venezuela passa por um longo processo de redução do espaço democrático" (Evaristo Sa/Getty Images/Getty Images)

AB

Agência Brasil

Publicado em 4 de agosto de 2017 às 20h34.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, pediu hoje (4) a suspensão da Venezuela de órgãos eleitorais da América do Sul.

Em ofício encaminhado ao Instituto Interamericano de Direitos Humanos e Promoção Eleitoral (IIDH), o ministro pediu providências e disse que o país perdeu a independência e a capacidade de garantir eleições livres em função das denúncias de manipulação nas eleições para a Assembleia Nacional Constituinte.

"Os fatos são conhecidos por todos. A Venezuela passa por um longo processo de redução do espaço democrático, incluindo a suspensão de eleições constitucionalmente agendadas, prisões políticas, a repressão de manifestações pacíficas, entre outras violações dos direitos humanos", disse Gilmar Mendes.

Amanhã (5), os chanceleres do Mercosul, bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, vão se reunir em São Paulo para tomar uma decisão definitiva sobre a situação da Venezuela com base no Protocolo de Ushuaia, que inclui uma cláusula democrática que pode levar à suspensão política do país no bloco.

Desde 1º de abril, a Venezuela vive uma onda de manifestações a favor e contra o governo, muitas delas violentas e que já deixaram cerca de 100 mortos e mais de mil feridos.

O governo Maduro deu posse nesta sexta-feira a uma nova Assembleia Nacional Constituinte, que a oposição não aceita.

A iniciativa foi criticada pelo Mercosul, bloco do qual a Venezuela também faz parte, mas está suspensa por causa dos conflitos políticos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaGilmar MendesMercosulNicolás MaduroOposição políticaVenezuela

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas