Brasil

Gestão Zema tem avaliação positiva de 46% e negativa de 23,9%, diz pesquisa Futura

Na comparação com o levantamento divulgado em junho, a aprovação teve variação positiva de 2,1 pontos percentuais, enquanto a desaprovação oscilou para cima em 1,6 ponto

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 8 de agosto de 2025 às 13h01.

Última atualização em 8 de agosto de 2025 às 13h12.

O trabalho do governador Romeu Zema (Novo) é aprovado pela maioria dos moradores de Minas Gerais, segundo pesquisa do instituto Futura Inteligência, divulgada em primeira mão à EXAME nesta sexta-feira, 8.

O levantamento mostra que 46% dos entrevistados avaliam o trabalho de Zema como bom ou ótimo, enquanto 23,9% afirmam que é ruim ou péssimo.

Outros 28,1% classificam a gestão como regular, e apenas 1,9% não sabe ou não opina.

Na comparação com o levantamento divulgado em junho, a aprovação teve uma variação positiva de 2,1 pontos percentuais, enquanto a desaprovação oscilou para cima em 1,6 ponto. O percentual de avaliação regular caiu de 31,4% para 28,1%.

A pesquisa mostra ainda que 61,2% aprovam o trabalho do governador e 33% desaprovam. Apenas 5,8% não sabem ou não opinaram.

  • Em nova investida rumo ao Planalto, Zema enfrenta Lula e corta gastos em Minas

Zema tem avaliação negativa acima da positiva em apenas um recorte

Nos recortes demográficos, Zema tem maior percentual de aprovação entre pessoas de 35 a 44 anos, que recebem mais de dez salários mínimos, e entre moradores das regiões Noroeste e Rio Doce.

Apenas os moradores da região do Jequitinhonha apresentam um percentual de avaliação "ruim" ou "péssimo" superior ao de "bom" ou "ótimo".

O atual chefe do Executivo está em seu segundo mandato, e por isso, não poderá disputar a próxima eleição. As discussões no estado passam pelo nome do atual vice, Mateus Simões (Novo), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e o senador Cleitinho (Republicanos).

A pesquisa Futura foi realizada com 1,2 mil entrevistados no estado de Minas Gerais, entre os dias 21 e 24 de julho de 2025, por meio de Cati (entrevista telefônica assistida por computador). A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2026

Mais de Brasil

Explosão provoca destruição em imóveis e deixa feridos na Zona Leste de SP

Chuva forte e novos temporais são esperados para fim de semana no Paraná

Lula cobra empenho de ministros na aprovação de projetos para segurança

Barroso lista três 'virtudes' que espera de seu substituto no STF