Brasil

Gestão Zema tem avaliação positiva de 46% e negativa de 23,9%, diz pesquisa Futura

Na comparação com o levantamento divulgado em junho, a aprovação teve variação positiva de 2,1 pontos percentuais, enquanto a desaprovação oscilou para cima em 1,6 ponto

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 8 de agosto de 2025 às 13h01.

Última atualização em 8 de agosto de 2025 às 13h12.

O trabalho do governador Romeu Zema (Novo) é aprovado pela maioria dos moradores de Minas Gerais, segundo pesquisa do instituto Futura Inteligência, divulgada em primeira mão à EXAME nesta sexta-feira, 8.

O levantamento mostra que 46% dos entrevistados avaliam o trabalho de Zema como bom ou ótimo, enquanto 23,9% afirmam que é ruim ou péssimo.

Outros 28,1% classificam a gestão como regular, e apenas 1,9% não sabe ou não opina.

Na comparação com o levantamento divulgado em junho, a aprovação teve uma variação positiva de 2,1 pontos percentuais, enquanto a desaprovação oscilou para cima em 1,6 ponto. O percentual de avaliação regular caiu de 31,4% para 28,1%.

A pesquisa mostra ainda que 61,2% aprovam o trabalho do governador e 33% desaprovam. Apenas 5,8% não sabem ou não opinaram.

  • Em nova investida rumo ao Planalto, Zema enfrenta Lula e corta gastos em Minas

Zema tem avaliação negativa acima da positiva em apenas um recorte

Nos recortes demográficos, Zema tem maior percentual de aprovação entre pessoas de 35 a 44 anos, que recebem mais de dez salários mínimos, e entre moradores das regiões Noroeste e Rio Doce.

Apenas os moradores da região do Jequitinhonha apresentam um percentual de avaliação "ruim" ou "péssimo" superior ao de "bom" ou "ótimo".

O atual chefe do Executivo está em seu segundo mandato, e por isso, não poderá disputar a próxima eleição. As discussões no estado passam pelo nome do atual vice, Mateus Simões (Novo), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e o senador Cleitinho (Republicanos).

A pesquisa Futura foi realizada com 1,2 mil entrevistados no estado de Minas Gerais, entre os dias 21 e 24 de julho de 2025, por meio de Cati (entrevista telefônica assistida por computador). A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2026

Mais de Brasil

Nikolas lidera todos os cenários de 2º turno para governo de Minas em 2026, diz Futura

INSS já devolveu valores a 98,5% dos aposentados vítimas de fraude; veja como solicitar

Sem regionalização operando de fato, meta do saneamento fica mais distante, afirma especialista

Produção e emprego recuam e acendem alerta para o setor industrial