Brasil

Geral na Vila; De olho no Eataly…

Dando uma geral Um time de 600 trabalhadores começou nesta segunda-feira a fazer reparos em apartamentos e prédios da Vila Olímpica, no Rio de Janeiro. Eles começarão a reforma no local onde está hospedada a delegação da Austrália. A previsão de entrega é na sexta-feira 29. De acordo com o comitê organizador, a Vila estará […]

EATALY: o mercado de produtos italianos em São Paulo também conta com restaurantes e oferece aulas de culinária para atrair os consumidores / Alamy/ Fotoarena

EATALY: o mercado de produtos italianos em São Paulo também conta com restaurantes e oferece aulas de culinária para atrair os consumidores / Alamy/ Fotoarena

DR

Da Redação

Publicado em 26 de julho de 2016 às 07h00.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h37.

Dando uma geral

Um time de 600 trabalhadores começou nesta segunda-feira a fazer reparos em apartamentos e prédios da Vila Olímpica, no Rio de Janeiro. Eles começarão a reforma no local onde está hospedada a delegação da Austrália. A previsão de entrega é na sexta-feira 29. De acordo com o comitê organizador, a Vila estará “impecável” até a quinta-feira 28. Durante o final de semana, os australianos classificaram os apartamentos como “inabitáveis”. Nesta segunda-feira, outras delegações fizeram coro às declarações, como a Argentina, México e Portugal.

Dilma não vai

A presidente afastada Dilma Rousseff disse, em entrevista à RFI, que não pretende “participar da Olimpíada numa posição secundária”. Segundo ela, os Jogos Olímpicos são fruto de grande trabalho do ex-presidente Lula e de sua administração no governo, que viabilizou a infraestrutura para o evento. Para Dilma, o Rio está preparado para receber a Olimpíada e as condições são favoráveis para que transcorra de forma tranquila. “Principalmente se adotarem os procedimentos que nós deixamos estabelecidos”, acrescentou.

Salto no escuro

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes, disse nesta segunda-feira que a proibição do financiamento privado de campanha foi um “salto no escuro”. Para ele, as eleições deste ano serão um experimento institucional e, em dezembro, deve ser feita uma discussão sobre a reforma no sistema eleitoral. Mendes está preocupado que organizações criminosas trabalhem de maneira mais “enfática” em outubro. Um dos desafios é vigiar quem são os doares pessoa física para saber se não se tratam de “laranjas”. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelou nesta segunda-feira que o número de eleitores com idade entre 16 e 17 anos caiu 20,4% de 2012 para este ano. São apenas 2,3 milhões. Há quatro anos, foram quase três milhões. Para o ministro do Supremo, o dado reflete a descrença com a política.

Eleições se definindo

Aos poucos, os cenários eleitorais nas grandes capitais vão se definindo. Em São Paulo, o vereador Andrea Matarazzo, do PSD, aceitou ser o vice da chapada da senadora Marta Suplicy, do PMDB, na disputa pela prefeitura de São Paulo. No Rio, a deputada estadual Cidinha Campos, do PDT, acertou que será vice da chapa de Pedro Paulo, do PMDB, candidato do atual prefeito, Eduardo Paes.

_

De olho no Eataly

A empresa de investimentos SouthRock Capital, fundada no ano passado em São Paulo, ofereceu 220 milhões de reais por uma participação no grupo varejista St. Marche, dono de 40% da franquia de comida italiana Eataly no Brasil. A informação é da agência de notícias Bloomberg, que afirma que a SouthRock teria interesse por uma fatia maior que 50% no St. Marche, dependendo do desempenho financeiro do grupo, que tem 20 lojas no estado de São Paulo.

Dívida lá no alto

A dívida pública do governo Federal cresceu 2,77% em junho em relação ao mês anterior. De acordo com o Tesouro Nacional, a dívida total chegou a 2,95 trilhões de reais no mês passado. Os valores ainda estão abaixo do Plano Anual de Financiamento, que estima uma dívida entre 3,1 e 3,3 trilhões de reais para o final do ano. O maior responsável pelo avanço é o aumento da dívida pública interna, que cresceu para realizar a rolagem de vencimentos no valor de 90 bilhões de reais, que acontecem em julho. Os títulos de dívida negociados no Brasil cresceram 3,41%, para atender à demanda do governo, e já representam 2,837 trilhões de reais do total. A dívida externa caiu de 134,7 bilhões de reais para 120,7 bilhões, uma redução de 10,34%.

May: reforma no capitalismo

A primeira-ministra britânica Theresa May quer “reformar o capitalismo” no país, segundo comunicado emitido por seu porta-voz nesta segunda-feira. O pronunciamento vem após o escândalo gerado pelo fechamento da rede de varejo britânica BHS, do milionário Philip Green – que resultou em mais de 10.000 postos de trabalho perdidos. Na nota, o governo afirma que pretende “atacar a irresponsabilidade corporativa, reformando o capitalismo de forma que ele trabalhe para todos, não só para alguns privilegiados”. O comunicado, contudo, não detalhou exatamente que tipo de ação o novo governo pretende implementar.

Atentado em Tóquio

Ao menos 19 pessoas morreram e 45 ficaram feridas em um ataque com faca na cidade de Tóquio, Japão. O homem invadiu uma clínica de pessoas com deficiência na madrugada de terça-feira (horário do Japão). A polícia foi acionada pelos funcionários e o criminoso foi detido.

Alemanha: terrorista ligado ao EI

A polícia alemã descobriu um vídeo em que o imigrante sírio que explodiu duas bombas na cidade de Ansbach jura lealdade ao grupo terrorista Estado Islâmico – que já havia assumido a autoria do atentado. Nas imagens, o homem de 27 anos – que havia tido pedido de asilo negado na Alemanha – anuncia sua aliança com o EI e desejo de vingança contra os alemães por entrarem no caminho do Islã. Segundo as autoridades, outras referências a violência foram encontrados em seu computador, além de material utilizado para produzir bombas. Este é o quarto ataque na Alemanha em uma semana: na última sexta-feira 22, um adolescente de 17 anos, David Ali Sonboly, abriu fogo em um shopping de Munique, matando nove pessoas.

Turquia remove embaixadores

O governo turco irá remover de seus postos alguns embaixadores acusados de colaborar com o golpe, conforme afirmou o ministro das Relações Exteriores do país, Mevlut Cavusoglu. Uma rede de TV também revelou que 42 jornalistas receberam ordem de prisão nesta segunda-feira. Desde a tentativa de golpe de estado ocorrida no último dia 15, as autoridades do país colocaram mais de 60.000 pessoas sob investigação, dentre elas militares, professores, oficiais do governo, juízes e profissionais da imprensa.

Diplomacia à chinesa

Os chineses conseguiram uma vitória nesta segunda-feira após a associação das nações do sudeste asiático (ASEAN, em inglês) desistir de levar o caso do Mar do Sul da China à jurisdição internacional. Em reunião em Laos, os asiáticos e a China afirmaram que irão resolver o caso por meios diplomáticos. O maior defensor da medida foi o Camboja, cujo governo é tradicionalmente apoiador dos chineses. Presente no encontro, o secretário de Estado americano, John Kerry, era a favor de que os 10 membros da ASEAN levassem o caso à ONU, assim como Filipinas e Vietnã. Há duas semanas, o Tribunal de Haia havia determinado que os chineses não tinham direito sobre o território – mas como as decisões de Haia não têm punição caso não sejam cumpridas, a China ignorou a decisão.

Verizon: 4,8 bilhões pelo Yahoo

A empresa de telecomunicações Verizon anunciou oficialmente a compra da fornecedora de serviços de internet Yahoo. Os 4,8 bilhões de dólares pagos pela Verizon correspondem aos serviços de e-mail, busca, mensagens e tecnologia de anúncios. Fundado em 1994, o Yahoo foi uma das empresas mais importantes durante os primeiros anos da internet, mas, nos últimos anos, seus serviços perderam preferência para concorrentes como Google e Facebook. Após a compra da AOL por 4,4 bilhões em 2015, a aquisição do Yahoo é mais uma tentativa da Verizon de alavancar seus negócios virtuais e combiná-los aos 100 milhões de assinantes de seu provedor de internet.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Brasil

PF: Plano para matar Moraes foi cancelado após recusa do exército em apoiar golpe

Gilmar Mendes autoriza retomada de escolas cívico-militares em São Paulo

Lula foi monitorado por dois meses pelos 'kids pretos', diz PF