Brasil

Genoino renuncia a mandato de deputado

Genoino cumpre pena em regime semiaberto depois de ser condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha pelo STF no julgamento do mensalão

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2013 às 13h58.

Brasília - O deputado federal José Genoino (PT-SP) renunciou nesta terça-feira ao mandato, disse a jornalistas o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

Genoino cumpre pena em regime semiaberto depois de ser condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do mensalão, esquema de compra de apoio político no Congresso durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Genoino, que era presidente do PT à época do escândalo, havia assumido uma vaga de parlamentar como suplente no início do ano.

A Câmara dos Deputados estudava como proceder no caso de Genoino, que poderia ter o mandato cassado por causa de sua condenação no Supremo.

"Antes de a Mesa (Diretora) tomar a decisão de iniciar o processo, quando estava contabilizando os votos... nos chega às mãos um documento renúncia ao mandato do deputado Genoino", disse Alves aos jornalistas.

Ele acrescentou que o documento foi levado pelo vice-presidente da Câmara, André Vargas (PT-PR). O presidente da Casa disse que a renúncia deve ser lida ainda nesta terça e publicada na quarta-feira.

O parlamentar, que recentemente passou por cirurgia no coração, havia pedido aposentadoria por invalidez junto à Câmara, e seus advogados também requisitam à Justiça que ele cumpra prisão domiciliar por conta de seus problemas cardíacos.

O agora ex-deputado ainda recorre da condenação por formação de quadrilha junto ao STF, já que obteve pelo menos quatro votos pela absolvição neste crime e por isso tem direito aos chamados embargos infringentes, que podem rever a decisão da Corte.

Acompanhe tudo sobre:Henrique AlvesMDB – Movimento Democrático BrasileiroMensalãoPartidos políticosPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPrisõesPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas