Brasil

Geadas atingem o Sul, e porção central do Brasil segue com alerta de baixa umidade; veja previsão

Segundo o Metsul, massa de ar frio pode levar a temperaturas de até 0°C; por outro lado, capitais como Cuiabá (34°C), Porto Velho e Palmas (36°C) seguem sob forte calor

Área de campo em São Joaquim após geada e neve da madrugada de 29/4/2016  (Mycchel Hudsonn Legnaghi/São Joaquim Online)

Área de campo em São Joaquim após geada e neve da madrugada de 29/4/2016 (Mycchel Hudsonn Legnaghi/São Joaquim Online)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 14 de agosto de 2024 às 08h29.

Tudo sobrePrevisão do tempo
Saiba mais

Os estados do Sul do Brasil seguem sob alerta de geadas nesta quarta-feira, 14, que devem atingir com maior intensidade a porção central e leste de Santa Catarina, o norte do Rio Grande do Sul (incluindo a serra gaúcha) e o centro-sul do Paraná, inclusive a capital, Curitiba. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essas regiões podem atingir temperaturas de até 0°C.

Um alerta para o mesmo fenômeno, mas em menor intensidade, foi emitido para o restante da Região Sul e para o extremo sul de São Paulo e de Minas Gerais. Nesses locais, os termômetros devem registrar mínimas de até 3°C.

Segundo o Metsul, a massa de ar frio que está sobre a região Sul já começou a perder força, com as mínimas não superando as desta terça, mas "a atmosfera está seca, e a nebulosidade escassa, o que favorece significativo resfriamento noturno e as mínimas baixas".

Em grande parte da porção central do país, no entanto, o alerta segue sendo de baixa umidade relativa do ar, com aviso de "perigo potencial" emitido para todo o Centro-Oeste, Rondônia, leste do Acre, extremo sul do Amazonas, Goiás, Distrito Federal, São Paulo (exceto o litoral), Tocantins (exceto o extremo norte) e partes de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia e Minas.

Nesta regiões, capitais como Cuiabá (34°C), Porto Velho e Palmas (36°C) registram as temperaturas mais elevadas ao longo do dia. Mesmo fora da zona de atuação da massa de ar seco, Teresina também pode chegar aos 36°C.

Sob alertas para o risco de geadas, as capitais do Sul não devem superar 20°C (Porto Alegre) e 18°C (Florianópolis e Curitiba, onde a mínima pode chegar a 2°C). No Rio de Janeiro, os termômetros não passam dos 25°C, com mínimas de 9°C, enquanto São Paulo não passa dos 23°C e terá mínimas de até 5°C. Belo Horizonte fica entre 11°C e 27°C. O céu estará parcialmente nublado em todo o país.

Acompanhe tudo sobre:Previsão do tempoFrioSudesteClima

Mais de Brasil

Ações no STF contra Reforma da Previdência põem R$ 206 bi em risco para União, calcula governo

Câmara aprova projeto que flexibiliza regras de licitações em casos de calamidade

Mariana Carvalho mantém liderança e vai a 56% em Porto Velho, diz pesquisa Quaest

Rose Modesto tem 31% e Beto Pereira, 25%, em Campo Grande, diz pesquisa Quaest