Brasil

Geada de verão: região Sul registra temperaturas mais baixas que a Patagônia; veja vídeo

Mínimas chegaram a menos de 5°C em áreas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Na Argentina, as mínimas desta quarta-feira foram de 5°C em Calafates, 5,4ºC em Ushuaia; 7,0ºC em Rio Grande; e 9,3ºC em Bariloche (Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online/Divulgação)

Na Argentina, as mínimas desta quarta-feira foram de 5°C em Calafates, 5,4ºC em Ushuaia; 7,0ºC em Rio Grande; e 9,3ºC em Bariloche (Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online/Divulgação)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 27 de dezembro de 2023 às 15h47.

Algumas cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul registraram temperaturas abaixo de 5°C nesta quarta-feira, 27, menores que a mínima na Patagônia, no extremo sul da argentina, de 17°C. O frio incomum para final de dezembro provocou até a formação de geada isolada em baixadas do Planalto Sul Catarinense e da região de São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra.

Segundo o MetSul, a temperatura chegou a 4,7°C em São Joaquim, no chamado Vale da Neve de Santa Catarina. Já no Rio Grande do Sul, o frio mais intenso ocorreu nas áreas de maior altitude do nordeste gaúcho, na Serra e nos Campos de Cima da Serra, onde os termômetros também registraram temperaturas abaixo de 5°C.

"Frio descomunal"

Nem Porto Alegre foi poupada do frio descomunal. A estação automática da Secretaria da Agricultura no bairro Lami registrou 13,9°C, enquanto a mínima oficial da cidade foi 16,2°C. Ambas as leituras são semelhantes ou menores que as feitas na Patagônia, onde não baixaram de 17,1°C.

Na Argentina, as mínimas desta quarta-feira foram de 5°C em Calafates, 5,4ºC em Ushuaia; 7,0ºC em Rio Grande; e 9,3ºC em Bariloche

A MetSul explicou que o frio foi causado por um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul, que empurrou ar frio para cima da região Sul. O fenômeno resultou em noites frias e tardes agradáveis para essa época do ano.

Acompanhe tudo sobre:ClimaMudanças climáticasFrio

Mais de Brasil

Governo Lula se preocupa com o tom usado por Trump, mas adota cautela e aguarda ações práticas

Lula mantém Nísia na Saúde, mas cobra marca própria no ministério

Justiça nega pedido da prefeitura de SP para multar 99 no caso de mototáxi

Carta aberta de servidores do IBGE acusa gestão Pochmann de viés autoritário, político e midiático