Na Argentina, as mínimas desta quarta-feira foram de 5°C em Calafates, 5,4ºC em Ushuaia; 7,0ºC em Rio Grande; e 9,3ºC em Bariloche (Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online/Divulgação)
Agência de notícias
Publicado em 27 de dezembro de 2023 às 15h47.
Algumas cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul registraram temperaturas abaixo de 5°C nesta quarta-feira, 27, menores que a mínima na Patagônia, no extremo sul da argentina, de 17°C. O frio incomum para final de dezembro provocou até a formação de geada isolada em baixadas do Planalto Sul Catarinense e da região de São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra.
Segundo o MetSul, a temperatura chegou a 4,7°C em São Joaquim, no chamado Vale da Neve de Santa Catarina. Já no Rio Grande do Sul, o frio mais intenso ocorreu nas áreas de maior altitude do nordeste gaúcho, na Serra e nos Campos de Cima da Serra, onde os termômetros também registraram temperaturas abaixo de 5°C.
Nem Porto Alegre foi poupada do frio descomunal. A estação automática da Secretaria da Agricultura no bairro Lami registrou 13,9°C, enquanto a mínima oficial da cidade foi 16,2°C. Ambas as leituras são semelhantes ou menores que as feitas na Patagônia, onde não baixaram de 17,1°C.
Na Argentina, as mínimas desta quarta-feira foram de 5°C em Calafates, 5,4ºC em Ushuaia; 7,0ºC em Rio Grande; e 9,3ºC em Bariloche
A MetSul explicou que o frio foi causado por um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul, que empurrou ar frio para cima da região Sul. O fenômeno resultou em noites frias e tardes agradáveis para essa época do ano.