Brasil

Garis do Rio de Janeiro decidiram manter greve

Os garis decidiram em assembleia manter a greve iniciada à 0h da última sexta-feira


	Garis em greve no Rio de Janeiro: eles exigem 40% de reajuste salarial
 (Agência Brasil)

Garis em greve no Rio de Janeiro: eles exigem 40% de reajuste salarial (Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de março de 2015 às 16h50.

Rio de Janeiro - Os garis do Rio de Janeiro decidiram em assembleia nesta segunda-feira manter a greve iniciada à 0h da última sexta-feira (13).

Eles exigem 40% de reajuste salarial.

A proposta inicial da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana, empresa municipal que os emprega) foi de 3%, e na última sexta chegou a 7%.

Nesta segunda-feira houve reunião no Ministério Público do Trabalho, mas a Comlurb não participou porque havia condicionado a presença de representantes da empresa à retomada do trabalho pelos garis.

Como a greve foi mantida, só os garis foram à reunião, durante a qual a procuradora do Trabalho Deborah Felix afirmou que, se não for firmado acordo e a greve for julgada abusiva, a categoria pode ser prejudicada.

Na última sexta-feira a Justiça chegou a considerar a paralisação ilegal e determinar multa pela manutenção da paralisação, mas à tarde houve uma tentativa de acordo e ficou estabelecido que 75% dos garis deveriam continuar trabalhando.

Segundo a Comlurb, o índice não foi respeitado: cerca de 50% da categoria continua na ativa. "Os garis têm direito à greve, mas é preciso respeitar as regras, avisar com 72 horas de antecedência e tentar negociar", afirmou Deborah.

Na tarde de hoje, após a reunião no Ministério Público do Trabalho a categoria fez uma assembleia e decidiu manter a paralisação. Às 16 horas os garis discutiam a realização de piquetes na zona sul, onde a coleta de lixo foi menos prejudicada até agora.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasGrevesLimpeza e conservaçãoMetrópoles globaisRio de Janeiro

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP