Brasil

STJ foi coerente ao definir contagem de juros, diz Gandra

Tribunal reconheceu que os juros de mora para poupadores devem incidir desde o início das ações públicas


	Dinheiro: STJ afastou recurso dos bancos pleiteando validade da incidência dos juros de mora somente a partir da citação na execução individual
 (USP Imagens)

Dinheiro: STJ afastou recurso dos bancos pleiteando validade da incidência dos juros de mora somente a partir da citação na execução individual (USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2014 às 21h02.

São Paulo - O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) foi coerente com decisões anteriores ao reconhecer que os juros de mora para os poupadores que perderam rendimento nos planos Verão, Bresser e Collor devem incidir desde o início das ações públicas.

É o que disse ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, o jurista e presidente do Conselho Superior de Direito da Fecomercio-SP, Ives Gandra Martins.

A Corte Especial do STJ afastou, com isso, recurso dos bancos pleiteando validade da incidência dos juros de mora somente a partir da citação na execução individual, o que subtrairia anos de juros sobre a reposição das perdas dos poupadores.

"O STJ foi coerente com decisões anteriores que responsabilizavam os bancos pelos expurgos da poupança", disse o jurista.

Ives Gandra sublinhou ainda que não esperava do STJ decisão contrária à que foi tomada nesta quarta-feira. "Não esperava outra decisão que não fosse nessa linha", reiterou.

O jurista disse não saber quantificar os valores, mas atestou que os bancos têm mencionado valores muito superiores ao que realmente os poupadores virão a receber, caso o Supremo Tribunal Federal (STF) venha a dar ganho de causa aos autores das ações.

Para ele, na totalidade dos expurgos, os bancos provisionaram R$ 11 bilhões, mas falam em desembolso de algo em torno de R$ 105 bilhões.

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasJurosJustiçaPoupança

Mais de Brasil

Governo Lula quer fim da obrigatoriedade de autoescola para tirar CNH ainda este ano

Lula veta trecho de lei que reduzia pena mínima para lavagem de dinheiro

STF encerra interrogatório de 31 réus da trama golpista

Brasil tem duas cidades entre as 10 melhores da América da Latina para estudar; saiba quais são