Brasil

Gabarito extraoficial do Enem 2024: veja sites que realizam a correção da prova

Os estudantes responderam 90 questões objetivas sobre linguagens e ciências humanas, além da redação dissertativa-argumentativa de até 30 linhas

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 3 de novembro de 2024 às 16h00.

Tudo sobreEnem
Saiba mais

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplica neste domingo, 3, a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.

Os estudantes responderam 90 questões objetivas sobre linguagens e ciências humanas, além da redação dissertativa-argumentativa de até 30 linhas. No segundo dia de prova serão 90 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

As notas do exame podem ser utilizadas pelos estudantes para concorrer a vagas no ensino superior público e privado, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Segundo o organização do exame, o gabarito oficial deve ser divulgado até o dia 20 de novembro. Já o resultado, com as notas por área de conhecimento, será publicado em 13 de janeiro de 2025.

Para os estudantes que preferem conferir o seu desempenho antes do gabarito oficial, plataformas de ensino especializadas na preparação para o Enem e outros vestibulares vão realizar a correção da prova e apontar as prováveis respostas corretas. 

Gabarito extraoficial do Enem do Descomplica

A plataforma de ensino vai divulgar em seu site às 18h um gabarito com as possíveis respostas do exame, assim os alunos podem comparar com as suas respostas e ter uma noção do seu desempenho no Enem. 

Gabarito extraoficial do Enem do Brasil Escola

O portal de educação em parceria com o Oficina do Estudante e Poliedro vai realizar uma correção da prova ao vivo no canal de Youtube. O gabarito também será publicado no site. 

Gabarito extraoficial do Enem do cursinho Objetivo

O cursinho e colégio Objetivo vai realizar a correção das provas ao vivo no seu canal do Youtube a partir das 20h. A correção também será publicada no site do jornal Folha de S. Paulo.

Gabarito extraoficial do Enem do Aprova Total

A plataforma vai corrigir a partir das 19h as 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas em seu canal do Youtube. O cursinho pré-vestibular vai publicar em seu blog as informações. 

Quando o gabarito do Enem 2024 será divulgado?

A divulgação dos gabaritos oficiais das duas provas do Enem 2024 acontece no dia 20 de novembro. Eles poderão ser acessados na seção ‘Provas e Gabaritos’ do portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Quando será divulgado o resultado do Enem 2024 ?

Segundo o calendário oficial do MEC, os resultados do Enem 2024 serão divulgados no dia 13 de janeiro de 2025.

Como calcular a nota do Enem?

Existem duas notas a serem calculadas, a média simples e a média por pesos. Veja como calcular cada uma delas:

Média simples: Para saber o resultado final, basta somar as cinco notas de cada uma das categorias — Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação. Com a soma feita, basta dividir o valor por cinco para obter a média simples.

Média por pesos: Essa segunda nota está mais voltada ao tipo de curso pretendido, porque o peso de cada uma das cinco categorias pode variar de acordo com cada universidade. Uma vez descoberto o peso (1, 2 ou 3) de cada categoria, é preciso multiplicar cada nota pelo peso atribuído pela universidade. Depois de multiplicar as notas de acordo com os pesos relativos, basta somar os resultados dividir o valor final pela soma de todos os pesos. O restante da divisão corresponde à média por pesos.

Acompanhe tudo sobre:Enem

Mais de Brasil

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pde sofrer após indiciamento de Valdermar

As 10 melhores rodovias do Brasil em 2024, segundo a CNT

Para especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples Nacional

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua