Brasil

G7 sem acordo; cristãos atacados…

Trump x Alemanha Líderes das maiores economias do mundo se encontraram nesta sexta-feira para a reunião do G7, grupo que reúne as maiores economias no mundo. O encontro aconteceu na cidade italiana Taormina, na Sicília, e começou com um clima tenso entre Estados Unidos e Alemanha, após o presidente americano, Donald Trump, ter dito que […]

ATAQUE A CRISTÃOS: mulheres lamentam morte de 28 pessoas em caravana de cristãos coptas no Egito  / Mohamed Abd El Ghany/Reuters

ATAQUE A CRISTÃOS: mulheres lamentam morte de 28 pessoas em caravana de cristãos coptas no Egito / Mohamed Abd El Ghany/Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 26 de maio de 2017 às 18h44.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h03.

Trump x Alemanha

Líderes das maiores economias do mundo se encontraram nesta sexta-feira para a reunião do G7, grupo que reúne as maiores economias no mundo. O encontro aconteceu na cidade italiana Taormina, na Sicília, e começou com um clima tenso entre Estados Unidos e Alemanha, após o presidente americano, Donald Trump, ter dito que a Alemanha se comporta “muito mal” por vender amplamente seus carros nos Estados Unidos. A frase teria sido dita em reunião com os presidentes do Conselho Europeu, Donald Tusk, e da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, na quinta-feira, mas Juncker tentou minimizar o ocorrido e disse que “não ter usado a palavra ‘má’ para dizer ‘maldade’ ”.

Consenso “mais perto”

Apesar do clima tenso, o primeiro-ministro da Itália, o anfitrião Paolo Gentiloni, disse que os países estão “mais próximos” de chegar a um consenso para o comércio, apesar das políticas protecionistas de Trump. Por outro lado, os líderes mundiais não conseguiram chegar a um acordo em relação à manutenção do Acordo de Paris, assinado durante a Conferência do Clima em 2015 e do qual Trump retirou os Estados Unidos, enquanto todos os outros países do G7 apoiam fortemente o acordo. “Segue uma questão aberta”, disse Gentiloni.

Manchester: imenso progresso

Dias após um atentado que matou 22 pessoas em Manchester, o G7 também emitiu um comunicado conjunto prometendo “aumentar substancialmente” seus esforços para combater o terrorismo. A premiê britânica, Theresa May, deixou a reunião do G7 mais cedo e voltou ao Reino Unido para acompanhar as investigações em Manchester. A polícia local já prendeu oito pessoas, e afirmou nesta sexta-feira que fez “imenso progresso” nas investigações contra o que acredita ser uma “rede de terroristas” que planejam outros ataques. Os presos incluem um irmão e o pai do britânico Salman Abedi, de 22 anos, homem-bomba responsável pelo atentado.

Ataque a cristãos

Atiradores atacaram um ônibus de cristãos coptas no Egito, matando 28 pessoas e ferindo outras 24. O ataque ocorreu enquanto fiéis viajavam a um monastério, a 250 quilômetros da capital, Cairo. Testemunhas disseram que os responsáveis foram de oito a dez militares armados que abordaram a caravana. Duas igrejas coptas já haviam sido alvo de ataques no dia 9 de abril, numa onda crescente de violência contra cristãos no Egito, país de maioria muçulmana.

Kirchner: Temer “ridículo”

Em entrevista ao canal C5N após um longo período sem aparecer na mídia, a ex-presidente argentina, Cristina Kirchner, criticou o governo do presidente Mauricio Macri e anunciou sua candidatura para as eleições legislativas, em outubro. Cristina afirmou que “não há nada que festejar no país”, disse que a inflação acima de 40% acontece “porque não há intervenção do Estado” e criticou o aumento da dívida do governo. Quando perguntada sobre a situação no Brasil, Cristina disse que o presidente brasileiro, Michel Temer, é “ridículo” e “brega”.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Brasil

Não é só Bolsonaro: 13,5% das prisões do Brasil são domiciliares com uso de tornozeleira eletrônica

Quais são as 10 cidades mais violentas do Brasil? Veja ranking

Quais são as 10 estados mais violentos do Brasil? Veja ranking

'Se ele estiver trucando, vai tomar um seis', diz Lula sobre tarifa de Trump