Brasil

Fuvest tem o menor número de inscritos dos últimos 6 anos

A queda de inscritos para o processo seletivo ocorreu tanto nos candidatos gerais como em treineiros

Fuvest: fundação registrou queda de 5,9% no número de candidatos de escola pública nesse ano (Marcos Santos/USP Imagens/Reprodução)

Fuvest: fundação registrou queda de 5,9% no número de candidatos de escola pública nesse ano (Marcos Santos/USP Imagens/Reprodução)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 10 de novembro de 2016 às 14h49.

São Paulo - A Fuvest deste ano, principal forma de ingresso na Universidade de São Paulo (USP), teve 136.736 inscritos. O número é o menor desde 2011. Em relação ao ano passado, houve uma queda de 4,2% de candidatos.

Neste ano, a Fuvest vai ofertar uma quantidade menor de vagas do que nas edições anteriores. Das 11.072 vagas ofertadas na USP, 2.338 (cerca de 21%) serão disputadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).É a segunda vez que a USP usa a prova federal como um método seletivo e ampliou em 57% o número de vagas ofertadas dessa maneira, em relação ao ano passado.

A queda de inscritos na Fuvest ocorreu tanto nos candidatos gerais, como em treineiros (que correspondem a 9,3% do total). Também houve queda de 5,9% no número de candidatos de escola pública. Neste ano, apenas 40,3 mil estudantes estudaram na rede pública. A USP não adota cotas sociais ou raciais, mas bonificação. A universidade tem como meta ter 50% dos calouros vindos da escola pública até 2018.

Ao usar o Enem para a seleção em algumas das vagas, a universidade pretendia aumentar o nível de inclusão. No entanto, houve queda no porcentual de inclusão em comparação com 2015. No ano passado, os estudantes ingressantes de escola pública representaram apenas 34,6%. Em 2015, eles representavam 35,1% dos ingressantes.

Em julho, o pró-reitor de graduação, Antônio Carlos Hernandes, disse que a previsão é de que, se mantida a proporção de ingressos de escola pública pela Fuvest, a universidade alcance em 2017 40% de alunos oriundos da rede pública de ensino.

Concorrência

Apesar da queda de inscritos, a disputa por vagas em alguns dos cursos mais concorridos da Fuvest foi acirrada. Em Medicina em Ribeirão Preto, a relação candidato/vaga passou de 71,9 para 75,6 neste ano. Relações Internacionais também teve aumento e passou de 43 para 46,7 candidatos concorrendo para uma vaga do curso.

Apenas três unidades da USP não reservaram uma parcela de vagas do vestibular a serem preenchidas pelo Enem: a Faculdade de Medicina, o Instituto de Física e a Escola de Engenharia de São Carlos.

Acompanhe tudo sobre:Faculdades e universidadesFuvestUSPVestibulares

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso