Brasil

Furtos e roubos de veículos em SP: veja mapa de calor com dados atualizados de crimes

Ferramenta usa dados de 700 mil veículos e alerta motoristas ao estacionar em áreas de risco na capital paulista

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 26 de março de 2025 às 12h46.

Última atualização em 26 de março de 2025 às 13h44.

A seguradora Ituran Brasil passou a oferecer, nesta quarta-feira, 26, a consulta pública ao Mapa de Risco de Roubos e Furtos de Veículos em São Paulo.

O mapa, disponível tanto no aplicativo quanto no site da empresa, oferece informações sobre áreas com maior incidência de roubos e furtos de carros e motos, ajudando motoristas a evitarem locais de risco.

A escala de cores vai do amarelo ao vermelho intenso, sendo que as áreas mais próximas ao vermelho indicam maior ocorrência de roubos e furtos de veículos, tanto de carros quanto de motos.

O que é o Mapa de Risco?

O Mapa de Risco da Ituran é atualizado diariamente e analisa os dados dos últimos 90 dias, com cerca de 22 mil ocorrências de roubos e furtos de veículos, tanto de carros quanto motos. A ferramenta visa fornecer informações detalhadas sobre as regiões com maior incidência desses crimes, ajudando motoristas a evitarem áreas de risco.

Além do mapa, a Ituran oferece aos seus clientes os Alertas de Segurança, que notificam os motoristas quando seu veículo estaciona em zonas de risco. Essa funcionalidade utiliza o dispositivo de rastreamento instalado no veículo, considerando a localização e o modelo do carro, para enviar alertas diretamente no aplicativo Ituran.

As ferramentas são alimentadas por inteligência artificial e big data, com dados provenientes dos mais de 700 mil veículos monitorados pela Ituran e das Secretarias de Segurança Pública dos Estados. Elas permitem identificar zonas de risco, horários e modelos de veículos mais visados, oferecendo uma proteção direcionada e eficaz para os usuários.

Acompanhe tudo sobre:CarrosEstado de São Paulo

Mais de Brasil

Lula diz que Brasil prioriza negociações com governo Trump antes de aplicar reciprocidade em tarifas

Entenda o que pode mudar com endurecimento das penas contra roubos de celulares

Caso Robinho: Gilmar Mendes pede vista e suspende julgamento no STF

Carga tributária chega a 32,3% do PIB, maior patamar em 15 anos