Brasil

FUP comemora saída de Parente e o acusa de "causar apagão" no país

Os petroleiros iniciaram uma greve de 72 horas à zero hora de quarta-feira, 30, mas movimento perdeu força e praticamente foi encerrado no dia seguinte

Pedro Parente: líder da FUP chamou a política do ex-presidente da Petrobras de "entreguista" (Sergio Moraes/Reuters)

Pedro Parente: líder da FUP chamou a política do ex-presidente da Petrobras de "entreguista" (Sergio Moraes/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 1 de junho de 2018 às 15h22.

Rio - A Federação Única dos Petroleiros (FUP), que representa parte dos empregados da Petrobras, divulgou um vídeo no qual o coordenador geral da entidade, José Maria Rangel, comemora o pedido de demissão de Pedro Parente da presidência da petroleira.

"As manifestações dos caminhoneiros, dos verdadeiros caminhoneiros, e dos petroleiros conseguiram desnudar a fama de bom gestor do Pedro Parente. Ele foi causador do segundo apagão do País, que prejudicou imensamente a população brasileira, a sua política entreguista, a sua política de só olhar o mercado financeiro", declarou Rangel, no vídeo.

Os petroleiros da estatal iniciaram uma greve de 72 horas à zero hora de quarta-feira, 30, mas o movimento perdeu força e praticamente foi encerrado no dia seguinte. Em nota, a FUP orientou sindicatos filiados a suspender a paralisação, acusando o Tribunal Superior do Trabalho (TST) de "criminalizar" o movimento sindical.

O TST considerou a greve ilegal e determinou a aplicação de multa diária de R$ 500 mil em caso de descumprimento, posteriormente elevada para R$ 2 milhões.

No início da tarde desta quinta-feira, 31, a Petrobras divulgou, em nota, que os empregados tinham voltado ao trabalho em 95% das unidades.

Acompanhe tudo sobre:Pedro ParentePetrobrasPetróleo

Mais de Brasil

Ministério da Gestão convoca reunião para discutir publicidade de convênios do governo federal

'Não vamos tolerar excessos', diz Tarcísio, após casos de violência da PM

Câmara instala comissão para analisar projeto que regulamenta Inteligência Artificial no Brasil

Cleitinho diz que errou ao pedir mensagem da influenciadora Virgínia para a filha