Brasil

Funcionários fazem greve por atraso de salários no RN

Governo não tem previsão de quando conseguirá depositar os salários de dezembro e o 13.º dos servidores

Rio Grande do Norte: além da crise na segurança pública, o Estado enfrenta uma grave crise fiscal (Camilla Veras Mota/Viagem e Turismo/Divulgação)

Rio Grande do Norte: além da crise na segurança pública, o Estado enfrenta uma grave crise fiscal (Camilla Veras Mota/Viagem e Turismo/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 16 de janeiro de 2018 às 08h11.

No Rio Grande do Norte, o ano começou com greves e protestos contra o governo estadual. Além da crise na segurança pública, o Estado enfrenta uma grave crise fiscal.

O governo não tem previsão de quando conseguirá depositar os salários de dezembro e o 13.º dos servidores, em um total de R$ 700 milhões.

O acúmulo de dívidas pela maioria dos funcionários públicos levou muitos a se reunirem em campanhas de arrecadação de alimentos, que estão sendo feitas nos batalhões de polícia e hospitais públicos.

"Todos os meses estão sendo pagos com atraso. Dependo desse dinheiro para tudo: alimentação, remédios, água, luz. Meu IPTU está atrasado", diz a pensionista Iracy Cortez, de 73 anos. Com o nome negativado nos serviços de proteção ao crédito, ela não consegue tomar empréstimos.

Policiais fizeram uma paralisação nos serviços que se estendeu por 22 dias. O movimento só chegou ao fim depois que o Estado prometeu pagar os servidores da segurança pública até o dia 30. Com as demais categorias, não houve negociação - servidores da saúde estão em greve há 60 dias.

O secretário das Finanças, Gustavo Nogueira, destaca que as transferências da União caíram 10% de 2017 para 2014, enquanto a folha de pessoal cresceu 23%, acentuado a crise fiscal. "Isso é insustentável", diz.

Ele destaca que o governo mandou à Assembleia Legislativa um projeto de lei de teto de gastos no ano passado que ainda não foi aprovado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:13-salárioGrevesRio Grande do NorteSalários

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP