Brasil

Funcionários de Belo Monte estariam detidos por indígenas

A Norte Energia disse que "já comunicou o fato à Funai e à Polícia Federal, e aguarda providências para a rápida liberação dos funcionários"


	Belo Monte: atualmente, a usina realiza testes internos da primeira turbina, que deverá entrar em operação em breve
 (Regina Santos/ Norte Energia/Fotos Públicas)

Belo Monte: atualmente, a usina realiza testes internos da primeira turbina, que deverá entrar em operação em breve (Regina Santos/ Norte Energia/Fotos Públicas)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de março de 2016 às 11h01.

Três funcionários e um prestador de serviços da Norte Energia, empresa responsável pela hidrelétrica de Belo Monte, estão detidos por indígenas na aldeia Curuatxé, na Terra Indígena Curuaia, que fica a cerca de 400 quilômetros da região em que está sendo construída a usina, segundo informações da Norte Energia nesta segunda-feira.

Segundo a companhia, que tem como acionistas Eletrobras, Cemig, Light, Neoenergia, Vale e outros, os funcionários "foram impedidos de sair, no dia 10 de março, quando foram ao local monitorar ações" de compensação aos indígenas previstas no plano ambiental de Belo Monte.

A Norte Energia disse que "já comunicou o fato à Fundação Nacional do Índio (Funai) e à Polícia Federal, e aguarda providências para a rápida liberação dos funcionários".

Procurada, a Funai não pôde comentar imediatamente.

Belo Monte, que está sendo construída no rio Xingu, no Pará, será a terceira maior hidrelétrica do mundo quando for concluída, com 11,2 mil megawatts em potência.

Atualmente, a usina realiza testes internos da primeira turbina, que deverá entrar em operação brevemente.

A usina tem sido alvo recorrente de ações judiciais, invasões e protestos por parte do Ministério Público Federal, povos indígenas e organizações não-governamentais.

Acompanhe tudo sobre:Belo MonteEnergia elétricaIndígenasUsinas

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP