Brasil

Fronteira de Gaza com Egito é fechada e brasileiros ficam retidos novamente

Apenas algumas ambulâncias passaram durante o dia e nenhum estrangeiro foi autorizado a deixar o enclave

Guerra em Israel: ataques do Hamas começaram em 7 de outubro no sul do país ( Mahmud Hams/AFP)

Guerra em Israel: ataques do Hamas começaram em 7 de outubro no sul do país ( Mahmud Hams/AFP)

Publicado em 10 de novembro de 2023 às 11h45.

Última atualização em 10 de novembro de 2023 às 12h18.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou nesta sexta-feira, 10, o fechamento da fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito — antes que o grupo de 34 brasileiros pudesse deixar o local.

Após mais de um mês do início do conflito, o grupo havia finalmente recebido autorização para retornar ao Brasil.

“Ontem, ele [ministro das Relações Exteriores de Israel] me informou que eles estavam autorizados e que os nomes estavam em poder das autoridades na fronteira e que sairiam hoje de manhã, mas novamente não saíram — apesar de terem sido mobilizados até a região do posto de controle. Não puderam passar porque o posto de controle não foi aberto.”

Quando os brasileiros poderão sair de Gaza?

O embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, afirmou que só algumas ambulâncias passaram durante o dia. Nenhum estrangeiro autorizado a deixar o enclave, incluindo o grupo do Brasil, conseguiu atravessar.

A expectativa é de que o grupo do Brasil, que conta com 34 pessoas, incluindo nacionais e parentes próximos, consiga atravessar para o Egito no sábado, após mais de 30 dias de espera. Segundo o embaixador, a equipe da embaixada deve pernoitar na cidade de al-Arish.

"A fronteira está fechada. Ninguém passou, brasileiros ou estrangeiros. Somente umas poucas ambulâncias".

Não é a primeira vez que isso acontece. Segundo fontes diplomáticas, enquanto as ambulâncias não passarem com os feridos, os estrangeiros não são autorizados a cruzar a fronteira e há um limite de horário para que esta operação seja realizada.

Após o anúncio, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, explicou a jornalistas que o posto de controle não foi aberto. O governo brasileiro montou uma operação para repatriar 34 pessoas com nacionalidade brasileira ou parentes de brasileiros.

"Novamente não saíram, apesar de terem sido mobilizados até a região do posto de controle, não puderam passar porque o posto de controle não foi aberto. Estamos em contato com todas as partes e esperamos que esses nomes sejam autorizados a cruzar o mais rápido possível. Os nomes fazem parte da lista dos que foram autorizados a cruzar, mas até o momento nenhum desses nacionais de nenhuma nacionalidade cruzou nos ultimos três dias", afirmou o ministro.

(Com Agência Brasil e O Globo)

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseIsraelEgitoFaixa de Gaza

Mais de Brasil

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia

Nunes pede na Justiça multa de R$ 1 milhão por dia para 99 por serviço de moto em SP