Brasil

Frio intenso em São Paulo: Termômetros devem registrar 7 graus nessa segunda-feira

A estimativa é de que a temperatura se mantenha baixa por alguns dias e que o ar frio polar só comece a perder força a partir de quinta-feira, 16

Frio: baixas temperaturas podem ajudar na perda de gordura.  (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Frio: baixas temperaturas podem ajudar na perda de gordura. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 13 de junho de 2022 às 06h51.

Última atualização em 13 de junho de 2022 às 06h52.

O frio deve aumentar ainda mais na capital paulista no início desta semana. Conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE), a segunda-feira, 13, deve começar com poucas nuvens, ventos e termômetros na casa dos 7°C. A estimativa é de que a temperatura se mantenha baixa por alguns dias e que o ar frio polar só comece a perder força a partir de quinta-feira, 16.

Em São Paulo, a temperatura média na madrugada deste domingo, 12 foi de 9,9ºC. Estações meteorológicas do CGE registraram 5,9°C em Engenheiro Marsilac e 6,1°C em Parelheiros e Capela do Socorro.

De acordo com o CGE, nas regiões mais periféricas e próximas do extremo sul da cidade o frio será mais intenso nesta segunda-feira. O sol deve brilhar entre poucas nuvens ao longo dia, mas as temperaturas máximas não deverão superar os 16°C, caracterizando mais um dia com pequena amplitude térmica.

A terça-feira, 14, ainda deve ser gelada, principalmente durante a madrugada. A estimativa do CGE é de que os termômetros devem registrar em média 10°C, mas os ventos de sudeste potencializam a sensação de frio. O sol vai predominar ao longo do dia, mas as temperaturas máximas também não devem passar dos 16°C.

No sábado, 11, a estação Pedro II do metrô de São Paulo foi reaberta para acolher pessoas em situação de rua durante o frio.

O governo do Estado também vai distribuir colchões, cobertores e kits de higiene no local, como parte do programa "Noites Solidárias", que segue até a próxima terça.

Geadas são registradas na Região Sul

Enquanto isso, a massa de ar polar provoca geadas em cidades no Sul do País. A temperatura de ao menos 19 cidades ficou abaixo de zero grau, conforme a Climatempo. O município de Urupema, em Santa Catarina, marcou -5ºC.

Conforme o site especializado, a massa de ar continua avançando sobre o centro-sul do país, e há previsão de novos recordes de frio na região Sul.

O risco de geadas aumenta também para o sul de Mato Grosso do Sul e a região da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais.

Algumas cidades do Estado de São Paulo, como os municípios mais altos entre as regiões de Campinas, Pirassununga e Franca, também podem registrar geada ao amanhecer.

fonte: Estadão Conteudo

VEJA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:Friosao-paulo

Mais de Brasil

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso

Chuvas fortes no Nordeste, ventos no Sul e calor em SP: veja a previsão do tempo para a semana

Moraes deve encaminhar esta semana o relatório sobre tentativa de golpe à PGR