Brasil

Frente fria chega nesta 4ª e temperatura pode cair para 13ºC

Meteorologistas apontam o retorno das chuvas a partir do fim desta quarta, com possibilidade de rajadas de vento e declínio de temperatura

Frente fria: termômetros devem registrar queda acentuada a partir de quinta-feira, 27 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Frente fria: termômetros devem registrar queda acentuada a partir de quinta-feira, 27 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 25 de abril de 2017 às 10h55.

Última atualização em 25 de abril de 2017 às 10h58.

São Paulo - Uma grande virada no tempo é esperada para esta quarta-feira, 26, no Estado de São Paulo, com a entrada de uma massa de ar frio de origem polar.

Meteorologistas apontam o retorno das chuvas a partir do fim desta quarta, com possibilidade de rajadas de vento e declínio de temperatura.

Os termômetros devem registrar queda acentuada a partir de quinta-feira, 27, devendo se estender até o feriado de 1º de maio, na segunda-feira.

A quarta-feira ainda começa com sol e temperaturas em elevação, com previsão de mínimas de 18ºC e máximas que podem superar os 27ºC. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a aproximação de uma frente fria pelo oceano causa aumento de nebulosidade, rajadas de vento e chuvas na forma de pancadas, principalmente no fim da tarde. Há possibilidade de formação de alagamentos e queda de árvores na Grande São Paulo.

De acordo com o Climatempo, a partir de quinta-feira, a queda de temperatura será de fato notada, não somente em São Paulo, como também no Rio de Janeiro e nas regiões oeste e centro-sul de Minas Gerais.

O ar polar continua resfriando o Sudeste do País até o domingo, 30. A massa de ar frio de origem polar pode causar as mais baixas temperaturas do ano nos três Estados.

A propagação da frente fria pelo litoral paulista deixa o tempo fechado e chuvoso, causando declínio nas temperaturas na quinta-feira, quando os termômetros devem marcar entre 15ºC e 21ºC.

As chuvas devem ser registradas na quinta também, com potencial para formação de alagamentos, queda de árvores e deslizamentos de terra nas áreas de risco da região metropolitana, segundo informações do CGE.

Feriado

Com a chegada da frente fria a São Paulo, a previsão é de que sexta-feira, 28, registre temperaturas entre 13ºC e 19ºC. Já no sábado, 29, o resfriamento pode resultar em mínima de 12ºC. A máxima não deve ultrapassar 20ºC.

No domingo, último dia de abril, o sol aparece entre nuvens e a temperatura máxima pode atingir 23ºC. A mínima fica em torno dos 15ºC. No feriado do Dia do Trabalho, os termômetros voltam a cair e podem registrar 13ºC - a previsão de máxima para o dia é de 22ºC.

Acompanhe tudo sobre:ClimaFrioMeteorologiaSão Paulo capital

Mais de Brasil

Eduardo Leite deixa aliados de sobreaviso sobre saída do PSDB e indica que pode se filiar ao PSD

Anvisa torna obrigatória retenção da receita para a venda de Ozempic

Veja como vai funcionar novo programa de perícias do INSS para diminuir fila

Relator da maior aposta de Lula, Lira diz que seria 'honraria' ocupar cargo de vice de Bolsonaro