Brasil

Frente fria chega ao Brasil com chance de geada e neve no Sul

Sistema de origem polar derruba as temperaturas a partir de terça, 27, e pode provocar mínimas abaixo de 0°C em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Primeira onda de frio do ano chega com força ao Brasil: temporais no Sul, geada ampla e risco de neve (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Primeira onda de frio do ano chega com força ao Brasil: temporais no Sul, geada ampla e risco de neve (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 26 de maio de 2025 às 07h49.

A primeira grande massa de ar frio do ano deve avançar pelo país a partir de terça-feira, 27, trazendo geadas, risco de neve e temperaturas negativas no Sul, segundo a Climatempo. A mudança de tempo ocorre após um início de semana ainda marcado por calor e instabilidades em parte do Brasil.

No Rio Grande do Sul, o alerta nesta segunda-feira, 26, é para temporais provocados por um sistema de baixa pressão e circulação de ventos em baixos níveis. As áreas mais afetadas devem ser o oeste, o centro e a campanha gaúcha, com previsão de chuva intensa, rajadas de vento e raios. Porto Alegre e demais regiões devem registrar pancadas fortes ao longo do dia.

O Cemaden, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, emitiu alerta de risco moderado para enchentes e inundações em cidades como Uruguaiana, Santa Maria e Santa Cruz do Sul.

Tempo seco predomina no Sudeste e Centro-Oeste

Enquanto a instabilidade marca o Sul, o clima segue seco e quente no Centro-Oeste e em boa parte do Sudeste. Temperaturas em elevação e umidade abaixo dos 30% são esperadas em regiões do interior paulista, Goiás e Mato Grosso do Sul. O bloqueio atmosférico continua impedindo a entrada de frentes frias nessas áreas.

A exceção é o litoral do Espírito Santo, onde a umidade do mar pode causar pancadas de chuva, algumas localmente fortes.

Chuva no Nordeste e temporais no Norte

Na faixa leste do Nordeste, há previsão de chuva entre moderada e forte na Bahia, Sergipe e Alagoas. Já no interior da região, o tempo segue seco, com baixa umidade em partes do Piauí, Pernambuco e oeste da Bahia.

Na Região Norte, a Zona de Convergência Intertropical mantém o alerta para chuva volumosa no Amapá e temporais entre Amazonas e Roraima. Tocantins permanece com tempo firme.

Onda polar traz frio intenso e chance de neve

A frente fria que se aproxima tem origem polar e trajetória continental, com previsão de provocar duas ondas de frio: a primeira começa na terça, 27, com chuva no Sul e instabilidades em São Paulo e Mato Grosso. A segunda chega entre os dias 31 de maio e 1º de junho, reforçando o ar gelado.

Temperaturas podem cair para entre -3°C e -5°C nas áreas mais elevadas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Há risco de geada ampla e possibilidade de neve, dependendo da umidade. O ar polar também deve causar friagem no Norte, alcançando Rondônia, Acre e sul do Amazonas.

Mínimas abaixo dos 10°C são esperadas em diversas cidades do Sudeste e Centro-Oeste.

Risco de ciclone extratropical

Segundo a MetSul, pode haver formação de um ciclone extratropical na quinta-feira, 29, sobre o Atlântico, ao largo do Rio Grande do Sul. O fenômeno pode provocar ventos de até 100 km/h e ressaca no litoral do Sul e Sudeste. No entanto, há incerteza quanto à intensidade e à posição exata do sistema.

Acompanhe tudo sobre:ClimaPrevisão do tempoFrioRio Grande do SulNeve

Mais de Brasil

Qual a previsão do tempo do domingo (19)? Saiba se chove ou não

Aeroporto de Natal é fechado após suspeita de bomba em voo para Recife

Tragédia em Pernambuco expõe série de acidentes fatais com ônibus nas rodovias brasileiras em 2025

De olho em 2026, Lula retorna ao seu berço político e acena às mulheres