Brasil

Franquia do McDonald's na América Latina tem IPO acima das previsões

A companhia e seus acionistas venderam 73,5 milhões de ações por 17 dólares cada, com giro financeiro de 1,25 bilhão de dólares, afirmou a fonte

Um fundo da Gávea Investimentos, do ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, está entre os acionistas da Arcos Dorados (David Paul Morris/Getty Images)

Um fundo da Gávea Investimentos, do ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, está entre os acionistas da Arcos Dorados (David Paul Morris/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de abril de 2011 às 19h10.

Nova York  - A Arcos Dorados Holdings, franquia da rede de lanchonetes McDonald's na América Latina, vendeu mais ações do que o inicialmente planejado em sua oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) e o papel saiu a um preço acima do estimado, disse uma fonte a par do assunto nesta quarta-feira.

A companhia e seus acionistas venderam 73,5 milhões de ações por 17 dólares cada, com giro financeiro de 1,25 bilhão de dólares, afirmou a fonte.

O prospecto da operação indicava colocação de 62,5 milhões de ações ao preço de 13 a 15 dólares cada.

A fonte, que pediu anonimato, também disse que a demanda superou a oferta em 10 vezes, com forte procura das ações por investidores institucionais e no varejo de todo o mundo.

Embora perto de três-quartos dos investidores estejam baseados nos Estados Unidos, o IPO teve apelo especialmente junto a grandes fundos com foco na América Latina e em crescimento global, disse a fonte à Reuters.

A Arcos Dorados, com sede na Argentina, é a maior franquia do McDonald's em termos de vendas e número de restaurantes, representando mais de 5 por cento das vendas globais da rede de fast-food em 2010.

Um fundo da Gávea Investimentos, do ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, está entre os acionistas da Arcos Dorados.

Talvez pelas fortes perspectivas de crescimento na América Latina, a Arcos Dorados teve uma avaliação bem superior à da matriz norte-americana do McDonald's.

Com base no lucro em 2010 e o preço de 17 dólares por ação, a relação entre lucro e preço da ação da Arcos é de 38,6 vezes, mais que o dobro da matriz.

As ações da Arcos Dorados começarão a ser negociadas na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) na quinta-feira sob o símbolo "ARCO".

Bank of America, JPMorgan, Morgan Stanley, Itaú BBA e Citi são os coordenadores do IPO.

Acompanhe tudo sobre:AçõesAlimentaçãoComércioEmpresasEmpresas americanasFast foodFranquiasIPOsMcDonald'sMercado financeiroRestaurantes

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas